quarta-feira, 13 de outubro de 2021

O LEGADO DO EX-DIRETOR DO REDENTORISTA

Por André Noronha Brasil (*)

A partida do Padre Dermival O'Connor, domingo, 15, na Irlanda, deixa legado, recordações e saudades.

O diretor Padre Dermival, sempre acompanhado de perto pelos cães Charles Brown e Mona (raça pastor alemão), no desempenho de suas tarefas oscilava entre o seu gabinete, as aulas de canto e Piano no auditório para todas as séries, orientação técnica nos campos de futebol oficial e society, além de celebrar missas na Igreja São Raimundo e participar ativamente dos eventos internos no ginásio esportivo e em apresentações e participações externas.

Diretor, educador, pianista, técnico de futebol e "torcedor doente" do Ceará Sporting Clube PE. Dermival, sempre bem humorado, caía nas graças e pirraças dos alunos torcedores do Fortaleza a cada confronto vitorioso.

Ser humano notável por sua belíssima missão contribuiu para a formação do caráter e espírito de Justiça contagiando milhares pelo zelo que tinha como se fosse o próprio pai de cada aluno ou aluna do Colégio Redentorista de Fortaleza...

Milhares de alunos entre os que podiam e os que não tinham condições de custear os estudos conseguiram se igualar em nobres posições nos variados setores econômicos, políticos e sociais com variados destaques na Capital, no Estado e até em outros países graças à iniciativa do Pe. Dermival quando incluiu uma grandiosa geração de estudantes de baixa renda nos idos das décadas de 1970 e 80, concedendo "bolsas de estudo", garantindo acesso ao Colégio Redentorista de Fortaleza, notável referência de ensino intelectual, cultural, esportivo e religioso igualando-os em direitos e privilégios aos alunos da classe média e alta.

Agir com espírito de amor e justiça sem distinção entre seres humanos é o maior legado que o nosso inesquecível, admirável e imortal Pe. Dermival O'Connor deixa para a posteridade...

(*) Ex-aluno do Colégio Redentorista e Funcionário do Banco do Brasil.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 22/8/21. Opinião, p.28.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog