sábado, 2 de outubro de 2021

ACOLHIDA AOS PARTICIPANTES DO XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MÉDICOS ESCRITORES

A Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - Regional Ceará (Sobrames/CE) é uma proficiente representação estadual da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames) e sob a sua condução, Fortaleza sediou dois Congressos Brasileiros de Médicos Escritores, um em 1996 e outro em 2008.

Em 22/09/2018, na Assembleia Geral da Sobrames Nacional, realizada em São Luís do Maranhão, o Dr. Raimundo José Arruda Bastos, vice-presidente da Sobrames/CE, com o aval dessa entidade e principalmente estimulado pelo Dr. José Maria Chaves, apresentou a proposta de a capital cearense anfitrionar os médicos escritores do Brasil, dando guarida ao próximo congresso da Sobrames, originalmente programado para 2020.

Assim, desde o pretérito ano de 2019, o consócio Dr. Arruda Bastos, que assumiu a presidência da Comissão Organizadora, vem se dedicando, com afinco, para oferecer aos participantes do XXVIII Congresso Brasileiro de Médicos Escritores em epígrafe uma programação culturalmente atraente, lastreada na conhecida hospitalidade da gente cearense.

O lançamento do XXVIII Congresso, ao ensejo da “X Jornada Nacional da Sobrames” e da “XV Jornada Médico-Literária Paulista”, realizadas pelas Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames) e Regional São Paulo da Sobrames (Sobrames/SP), em São Paulo-SP, no período de 1º a 3 de agosto de 2019, suscitou uma forte adesão dos sobramistas presentes que em bom número fizeram a antecipação das inscrições.

Nutrida de expectativas favoráveis, muitos esforços foram empenhados pela Sobrames/CE com vistas à feitura presencial do evento em setembro de 2020, com acertos da infraestrutura necessária, incluindo a captação de apoios e logística, deflagrando-se a construção de um programa de expressivo conteúdo literário, mesclado com atrativas atividades sociais que tornariam mais aprazível à permanência dos congressistas na terra alencarina e propiciariam mais interação com a gente cearense.

A chegada dos primeiros casos de Covid-19 no Brasil em fevereiro de 2020 e que logo se espalham no rincão nacional, fazendo do Ceará, já nos meses iniciais, um estado duramente afetado pela pandemia, solapou os objetivos pretendidos pela Sobrames/CE de conduzir o congresso na data aprazada, pairando dúvidas quanto ao momento propício e à forma de sua realização.

Esse período de conturbação inercial coincidiu com a transmissão do cargo de presidente da Sobrames/CE, quando o Dr. Arruda Bastos assumiu a presidência dessa regional, tendo que acumular as suas novas funções com as de Presidente do XXVIII Congresso Brasileiro de Médico Escritores e as de Presidente da Sobrames Nacional. Naturalmente que a sua vasta experiência como gestor público, calejado no enfrentamento de desafios maiores, como de ter sido titular da pasta da Saúde no Estado do Ceará, concederia ao Dr. Arruda Bastos a operosidade para dar um bom rumo congresso em montagem.

A limitação do tráfego aéreo, a determinação de cumprimento de lockdown nos estados e o cancelamento do suporte material e financeiro devidamente costurado nos meios locais, dentre outros motivos, ao lado da incerteza do curso da pandemia no País, sob ameaças de ondas epidêmicas advindas da sequência das variantes do SARS-CoV-2, redundaram na postergação da decisão a ser tomada pela Comissão Organizadora que, diligentemente, deliberou pela condução integral do congresso somente no formato virtual, desprezando uma combinação parcial híbrida, que possibilitasse alguma atividade presencial.

Foram muitas as reuniões da Comissão Organizadora local e, igualmente, tantas as consultas do Dr. Arruda Bastos, na condição de Presidente nacional da Sobrames, aos dirigentes regionais dessa agremiação literária, para a estruturação solidária do nosso XXVIII Congresso.

A programação literária foi traçada com esmero, sendo aberta com uma inovação ao se instituírem os quatro cursos pré-congresso. A conferência magna de abertura do evento ficou à cargo do Professor Antônio Carlos Secchin, ilustre imortal da Academia Brasileira de Letras. Ao todo, foram planejadas doze miniconferências a serem proferidas por sobramistas oriundos de vários pontos do Brasil.

Os 106 trabalhos de temas livres aprovados, redigidos em prosa ou em versos pelos sobramistas, foram distribuídos em seis sessões, e quase todos foram encaminhados para concorrer à premiação, intitulada Troféu Terra da Luz; a exceção ficou por conta da exclusão dos trabalhos elaborados por três sobramistas locais, para a maior garantia da transparência nos resultados do certame  Foi criada ainda uma sessão especial de temas livres reunindo os trabalhos literários produzidos por estudantes de Medicina do Ceará, os quais concorreram ao Troféu Patativa do Assaré.

Considerando a facilidade de ser um congresso virtual, uma novidade importante foi a decisão de se instigar a apresentação dos trabalhos por meios audiovisuais, evitando-se a tradicional monotonia das leituras dos textos contidos nos Anais.

O congresso em tela procurou contemplar as entidades médicas-literárias e os escritores sobramistas, concedendo espaços na programação para lançamentos de livros, tanto coletivos como individuais.

Em um período demarcado por mais de meio milhão de vítimas fatais da atual pandemia no Brasil, infelizmente a indesejada das gentes ceifou alguns dos nossos sobramistas. Para lembrar desses entes queridos, uma sessão especial em homenagem póstuma a esses que deixaram recentemente esse mundo menor será oportunamente rendida.

Em que pese o distanciamento social e a modalidade remota do congresso, a Comissão Social desdobrou-se para oferecer momentos de entretenimento cultural e de lazer que preservem boas recordações da terra que serviu de berço a tantos bem-humorados artistas.

Se nossos convidados adventícios cá estivessem na tão decantada “loura desposada do Sol”, a do poeta Paula Ney, poderiam sentir os preciosos atributos a ela conferidos pelo principesco poeta Artur Eduardo Benevides, em seu Canto de Amor a Fortaleza.

Daqui dessa urbe, por certo, partiriam para conhecer as praias do Ceará, para as quais, de certo, concorrência em beleza não há, e, quiçá, enveredariam pelas nossas “estradas tortuosas e tristes como o destino de seu povo errante”, nessa “Terra Bárbara” de Jáder de Carvalho, na qual encontrarão, logo no primeiro pouso, a água fresca para saciar a sede e a rede cheirosa e branca para o repousante sono.

O Ceará estende seus braços acolhedores, ainda que virtualmente, aos que estiverem conosco em setembro de 2021!

Que sejam todos bem-vindos, mesmo remotamente!

Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Ex-presidente da SOBRAMES - Regional Ceará

*Publicado In: Jornal do médico digital, 2(17): 33-36, setembro de 2021. (Revista Médica Independente do Ceará).

Setembro21.indd (jornaldomedico.com.br)

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog