terça-feira, 26 de outubro de 2021

PROFESSOR TRABALHA?

Por Vladimir Spinelli Chagas (*)

Esses dias vi uma nova apresentação dessa dúvida, que realmente alguns têm quanto à nobre profissão de professor, aquele que forma todos os outros profissionais e nem por isso parece ser realmente visto como um trabalhador, diferenciado, por certo, mas trabalhador como os demais.

Também me vem à mente outra ideia errada de trabalho que temos, desta feita no que se refere às tarefas do lar, hoje um pouco mais bem distribuídas, mas que ainda recaem em maior grau nas mulheres. Nem por isso deixamos de ouvir frases como: - não, ela não trabalha. É só dona de casa!

Voltando ao campo do magistério, onde caminho há mais de 33 anos em cursos de graduação e de pós-graduação lato e stricto sensu, às vezes sinto uma certa estranheza de alunos quanto ao professor que tenha outra atividade. Considera-se, então, o professor que trabalha e ensina e o que "só ensina".

A desconstrução dessa visão enviesada sobre o magistério tem que ser enfrentada em todos os níveis, principalmente a partir dos pais e responsáveis, desde os contatos iniciais dos seus filhos com o primeiro professor ou professora, um elo a mais na corrente de preparação para a vida.

Os alunos precisam ir internalizando a ideia de que a sala de aula é apenas uma das atividades do professor. Ele também trabalha antes, estudando, preparando aulas, produzindo material, e depois, corrigindo trabalhos, revendo o que foi feito e iniciando um novo ciclo. E tudo isto é trabalho.

Claro que os professores que abraçam o magistério como um ministério, a ele se entregando de corpo e alma por reconhecer o grande significado que têm e as transformações que ajudarão a construir, assumem essas tarefas com mais sentimento de experiências agradáveis do que como tarefas cansativas.

O reconhecimento, no entanto, não pode ser demonstrado apenas em datas a ele consagradas ou ligadas, mas no dia a dia, seja por atos, palavras ou pensamentos em que se busque formar uma corrente de positividade em seu favor e torne ainda mais prazerosa a atividade de ensinar.

Parabéns aos que se dedicam ao ensino, doando um pouco de si para que os saberes se propaguem!

(*) Professor da Uece, membro da Academia Cearense de Administração (Acad) e conselheiro do CRA-CE.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 13/09/21. Opinião, p.26.


Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog