quinta-feira, 21 de outubro de 2021

O OUTUBRO ROSA E O CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA

Por Luiz Porto (*)

O Câncer de Mama é hoje a principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no mundo. Atualmente se observa uma diminuição da mortalidade nos países desenvolvidos e aumento da mesma n os países em desenvolvimento.

A incidência aumentada é resultado do aumento da expectativa de vida e exposição a fatores de risco com o: crescimento da obesidade, adesão feminina ao tabagismo (felizmente decrescendo) e alcoolismo; a diminuição da prole e do tempo de amamentação em face da entrada da mulher no mercado de trabalho.

A diminuição da mortalidade entre as sociedades mais ricas se deve a fatores como: maior grau de informação da população sobre a doença; maior oferta de métodos diagnósticos (mamografia); acesso a terapêuticas mais eficazes oferecida uniformemente à população.

No Brasil, a partir do 1° Congresso Mundial de Controle do Câncer, no Rio de Janeiro em 2008, criou-se um programa baseado no rastreamento bianual universal pela mamografia dirigido a mulheres entre 50 e 70 anos. Foram identificadas Unidades de Diagnóstico e Tratamento, os CACONS e as UNACONS bem como os Serviço de Diagnóstico em Mastologia (SDMs), capazes de fazer o diagnóstico ambulatorial da doença.

No Ceará a criação de Policlínicas distribuídas em pontos estratégicos e a interiorização de especialistas na área ainda não se sedimentou totalmente. Temos equipamentos em número suficiente e razoavelmente bem distribuídos, mas muitos ainda estão bastante ociosos.

Infelizmente a nossa cobertura da população alvo, nunca passou dos 40%, enquanto a Organização Mundial de Saúde aconselha 70%. Precisamos interiorizar mastologistas e principalmente treinar todos os profissionais da área, inclusive os milhares de agentes de saúde que poderão passar as informações sobre fatores de risco e rotinas diagnósticas.

O acesso igualitário aos métodos de tratamento certamente diminuirá a mortalidade e mutilações relacionadas a diagnóstico tardio.

A criação de um período do ano, o Outubro Rosa, ideia surgida na América, envolvendo a Sociedade como um todo, tem trazido a uma discussão de experts, políticos e à sociedade em geral para atingirmos este objetivo. A Sesa, o Comitê Estadual de Controle de Câncer, a Sociedade Cearense de Mastologia, A Academia liderada pela UFC, o CACON, UNACONS, Policlínicas, e Unidades Básicas de Saúde precisam despertar para este papel.

(*) Mastologista.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 6/10/2021. Opinião. p.21.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog