segunda-feira, 22 de agosto de 2022

A CANONIZAÇÃO DO PADRE CÍCERO PELA IGREJA BRASILEIRA

Por Francisco Artur Pinheiro Alves (*)

Em 1973, o Concílio Nacional da Igreja Católica Apostólica Brasileira - ICAB, oficializou a canonização do Padre Cícero Romão Batista, como santo, com o título de São Cícero de Juazeiro.

Este ato teve ampla repercussão na imprensa e particularmente na Igreja Católica Apostólica Romana – ICAR. Segundo o pesquisador Wagner Lopes Sanchez, do Centro de Estudos da História da Religião na América Latina, várias foram as manifestações de protesto da CNBB e de bispos Católicos, como o Bispo de São Paulo, à época, Dom Paulo Evaristo Arns. Isso mostra a amplitude do caráter polêmico em torno da figura do Pe. Cícero, em vida e depois da morte.

Dezenas de anos depois, com a chegada de Dom Fernando Panico à diocese do Crato, um processo de canonização do padre foi levado a efeito por ele, junto ao Vaticano e há uma esperança que o mesmo avance e chegue ao seu desiderato. Um passo importante neste sentido, foi a reabilitação do Pe. Cícero, por parte do Vaticano, com a anulação, da suspensão de ordem imposta ao padre, logo após o chamado fenômeno da hóstia ensanguentada, quando a Beata Maria do Araújo recebia a santa comunhão, das mãos do Pe. Cícero (1889). Sem essa reabilitação, não seria possível o processo caminhar.

O que se pode destacar disso tudo, é o fato da ICAB, ter protagonizado avanços que na época foram criticados pela ICAR, mas que depois foram adotados por ela, de forma oficial. O exemplo mais evidente disso foi a missa em língua vernácula, adotada pioneiramente pela ICAB em 1945, que recebeu severas críticas da ICAR, mas logo depois ela mesma viria a adotar. Foi o que ocorreu por ocasião do Concílio Ecumênico Vaticano Segundo, no início da década de 1960, no qual a missa em língua vernácula foi oficializada.

Assim como foi o caso da missa em português, quem sabe se a ICAR mais uma vez, seguindo o exemplo da ICAB, canonizará o Padre Cícero nos próximos anos? Vamos aguardar.

Seja como for, o certo é que, os admiradores, devotos, seguidores e pesquisadores de Padre Cícero, cada um, segundo seu interesse, tem um grande motivo para comemorar, estudar e até se aprofundar, com a canonização de São Cícero de Juazeiro, como primeiro santo do Ceará e um dos primeiros do Brasil.

Viva São Cícero de Juazeiro! Viva o Padre Cícero, o cearense do Século.

(*) Professor aposentado da Uece.

Fonte: O Povo, de 17/07/2022. Opinião. p.19.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog