segunda-feira, 15 de agosto de 2022

CONSELHEIRO MARCELO GURGEL É EMPOSSADO NA ACL

Marcelo Gurgel recebe diploma de Membro Titular do Presidente da Academia Cearense de Letras, o Dr. Lúcio Alcântara.

Em solenidade prestigiada na noite desta quinta-feira (28/7/22), no Palácio da Luz, por grandes nomes da literatura e medicina cearense, a Academia Cearense de Literatura (ACL) realizou solenidade de posse do seu mais novo imortal, o médico, escritor e conselheiro do Jornal do Médico, Marcelo Gurgel Carlos da Silva.

A mesa diretora do evento foi coordenada pelo presidente da Arcádia literária, Dr Lúcio Alcântara, acompanhada dos nomes Prof. Manassés Fonteles (Diretor da Academia Nacional de Medicina), Acad. Dr. Janedson Baima (presidente da Academia Cearense de Medicina), Dr. Arruda Bastos (Presidente SOBRAMES), Dra. Inês Tavares Melo (Vice-presidente do CREMEC), e o chefe de gabinete do Magnífico Reitor da UECE, Prof. Altemar da Costa Muniz.

A saudação para o novo imortal da Arcádia foi feita pelo secretário-Geral da entidade, Dr. Flávio Leitão, que em seu discurso relembrou a memória do saudoso Dr. Pedro Henrique Saraiva Leão, titular da Arcádia e patrono da cadeira que ora será ocupada pelo Dr. Marcelo Gurgel, que com suas inestimáveis qualidades no campo literário por meio de suas produções e participações em importantes entidades da cultura literária a exemplo da SOBRAMES, ACEMES (Academia Cearense de Médicos Escritores), entre outras.

Em seu discurso já empossado de membro titular da entidade Dr. Marcelo Gurgel, agradeceu a presença de todos e também pela grande honra ingressar numa das maiores entidades literárias do país, além de ocupar a cadeira que pertenceu a um grande poeta e expressivo nome da literatura, Dr. Pedro Henrique Saraiva Leão.

Sobre o Dr. Marcelo Gurgel:

Natural de Fortaleza, Marcelo Gurgel Carlos da Silva é médico-sanitarista e professor universitário. Nos últimos tempos, como notório polígrafo, tem incursionado no mundo literário, com atuação nos seguintes gêneros: crônica, conto, memórias, ensaio, romance e dramaturgia. Publica, com regularidade, nos jornais locais e na revista Literapia. Participou das coletâneas da Sobrames-CE: Esmeraldas, Veia Poética, Rima Labial, Inspiração, Queixa Principal, Achado Casual, Ressonâncias Literárias, Receitas Literárias, Passeata Literária, Murmúrios Literários, Letras que Curam Digno de Nota, Ritmo Literário, Semeando Cultura, À Flor da Pele e Lapso Temporal, A Pleno Pulmões, tendo sido organizador das últimas antologias da entidade. É Membro Titular da Academia Cearense de Medicina, da Academia Cearense de Médicos Escritores, da Academia Brasileira de Médicos Escritores e agora da Academia Cearense de Letras, além de Sócio do Instituto do Ceará. Chegou a presidir a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, SOBRAMES Regional Ceará, por duas gestões consecutivas e integra ativamente do Conselho Editorial do Jornal do Médico desde 2004.

Fonte: Blog Jornal do Médico julho30th, 2022.


Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog