quarta-feira, 17 de agosto de 2022

O POETA MAJELA COLARES EM PEDAÇOS II

"O bacamarte de Zé Maia"

A convite do mesmo Majela Colares (o poeta residia à época no Recife) fomos em cortejo a Limoeiro do Norte para o lançamento da bela reedição de "Zé Limeira, O Poeta do Absurdo" pela Editora Caliban, quando acompanhamos o, já idoso mas firme, menestrel Orlando Tejo, com seu quixotesco perfil magro, curvado e comprido, cachimbo sempre à boca, olhos miúdos e palavras raras.

Bem cansados pela viagem, fomos confortavelmente hospedados num hotel no centro da cidade, de onde só à noitinha rumamos para a escola onde se daria o evento. Lá o ambiente estava perfeitamente arrumado, tudo organizado, mesa com toalha branca de linho e flores fartas à frente para os autógrafos e discursos de praxe: a mim coube uma mesa onde já se encontrava a mais bela Dorotéia da cidade.

Mas nem bem o apresentador iniciou a apresentação do livro, autor e convidados, as luzes se apagaram, um burburinho circulou junto ao Vento Aracati: de repente um estrondo medonho equivalente a tiro de canhão ou trovoada de inverno bom e a gritaria foi geral, pessoas corriam para se proteger, mesas e cadeiras derrubadas, rezas já se ouviam, quando finalmente as luzes foram acesas e, incrédulos, vimos o gordito caçador de botijas Zé Maia deitado de bunda no chão, porém segurando firme o seu bacamarte ainda fumegando.

Alguns desceram dos muros, senhoras foram erguidas do chão, crianças finalmente acalentadas - porém de calmos apenas o poeta Majela Colares que se abria em sorrisos e o velho poeta Tejo que sequer levantou a vista do papel que lia e rabiscava, a fumaça do cachimbo inalterada a sair da velha locomotiva de versos.

Na minha mesa, antes composta de quatro, apenas eu, lerdo, não tive tempo de correr, olhei ao lado e no lugar onde se encontrava a bela ribeirinha do Rio das Onças, apenas uma bolsa sobre a cadeira e um sapato de salto alto derreado no chão.

(*) Escritor. Cronista de O Povo.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 5/08/22. Vida & Arte, p.2.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog