sábado, 6 de agosto de 2022

DOCENTES TITULARES DA ACADEMIA CEARENSE DE MEDICINA

A Academia Cearense de Medicina (ACM) foi engendrada, fundamentalmente, por fundadores e professores da antiga Faculdade de Medicina do Ceará, depois incorporada na constituição da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O ponto de partida da ACM foi a comissão designada pelo então diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFC, o Prof. Geraldo Gonçalves, composta por esse e pelos Profs. José Carlos Ribeiro, Walter de Moura Cantídio, Joaquim Eduardo de Alencar e José Edísio da Silva Tavares. A eles, se juntariam os docentes Paulo de Mello Machado, Haroldo Gondim Juaçaba, Newton Gonçalves e Waldemar de Alcântara, sob a presidência de José Carlos, constituindo-se, na comissão especial para estruturar, a partir do início de 1978, a novel arcádia.

Dada à sua origem, não foi por mera coincidência que os 26 médicos fundadores da ACM eram todos docentes da UFC, ativos ou aposentados, sendo quase todos vinculados ao Curso de Medicina, pois apenas um era lotado no Curso de Farmácia.

Ao passar dos anos, com a criação de novas cadeiras e o preenchimento das cadeiras vagas, a ACM foi acolhendo bons profissionais da Medicina cearense de notável reconhecimento entre seus colegas e na sociedade, mercê dos seus atributos pessoais, o que incluía aqueles que não estavam formalmente inseridos na docência superior.

A predominância de docentes na ACM é persistente até os tempos hodiernos. Dos seus 62 membros titulares (MT), ativos em março de 2022, 32 são, ou foram, professores universitários, dos quais 11 prosseguem em atividade, sobretudo no ensino de pós-graduação, e 12 chegaram ao ápice da carreira universitária, como professor titular.

A UFC, como esperado, foi o local principal de atuação docente de 26 MT, sendo que três desses também laboraram na Universidade Estadual do Ceará (Uece). São três os MT que ingressaram como docente exclusivo da Uece. A Universidade de Fortaleza e a Universidade Christus possuem, cada uma, um MT. Um dos MT lecionou na Universidade de Brasília e outro foi reitor da Universidade Mackenzie. A UFC e a Uece também tiveram reitor que são MT da ACM.

Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Membro titular da ACM – Cadeira 18

*Publicado In: Revista Digital Jornal do Médico. Ano III, Nº 27, julho 2022 p.34-35.

RD26-Julho-2022-app.pdf (jornaldomedico.com.br)

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog