domingo, 14 de agosto de 2022

OS CARLOS DA SILVA DA REGIÃO DE PEREIRO

Meu pai, Luiz Carlos da Silva, tinha como genitores José Carlos da Silva (n. 1886) e Valdevina Maria Carlos da Silva (n. 1886), conhecida antes do matrimônio por Valdevina Maria do Amor Divino. Meu avô José Carlos, nascido em Pereiro-CE, era o primogênito de uma família com 18 irmãos, e minha avó Valdevina, nascida em São Miguel-RN, provinha de uma família com 22 irmãos.

Vale salientar que possuíam parentesco entre si, sendo membros de uma clã numerosa que se distribuía pela microrregião da Serra de Pereiro, no Ceará (próximo à divisa com o RN, e na qual se incluem os municípios de Pereiro, Iracema, Ererê e Potiretama), e pela Serra de São Miguel, no Rio Grande do Norte.

Passada a seca de 1915, nossos avoengos fixaram-se em Acarape, à época pertencente ao município de Redenção, onde adquiriram uma propriedade rural denominada de "Pau Branco" ...

O enlace de José e Valdevina Carlos da Silva gerou os seguintes filhos, conforme sequência cronológica: Francisca (1913), Luiz (1918), Maria (1919), Eugênia (1920), Rita (1922), José (1924) e Valter (1925); entre Francisca e meu pai Luiz nasceram dois filhos que faleceram em idade tenra.

F1 - Francisca Carlos da Silva, professora da EVA Agnes Junes Leith; sem descendentes.

F2 - Luiz Carlos da Silva, advogado, contador e professor, que casou com Elda Gurgel Coelho, com a qual gerou treze filhos; destes, sou o primogênito.

F3 - Maria Carlos da Silva, professora; sem descendentes.

F4 - Eugênia Carlos da Silva, freira; sem descendentes.

F5 - Rita Carlos da Silva, professora; sem descendentes.

F6 - José Carlos da Silva, professor, que casou com Graziela Vasconcelos Pinto de Oliveira, com a qual gerou 8 filhos.

F7 - Valter Carlos da Silva, agricultor, que casou com Raimunda Gomes da Silva, com a qual gerou 10 filhos. O caçula Valter sucedeu o pai na administração do sítio da família em Acarape. E, por um mandato (entre os anos 1989 e 1993), foi também edil da cidade.

Todos os filhos de José Carlos e Valdevina já faleceram.

Postado originalmente por meu irmão Paulo Gurgel no Blog Gurgel-Carlos em 9/08/2022.

https://gurgel-carlos.blogspot.com/2022/08/os-carlos-da-silva-da-regiao-de-pereiro.html


Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog