quarta-feira, 31 de agosto de 2022

QUEM DISSE?

Por Rev. Munguba Jr. (*)

Será que vamos viver em nosso país a implantação do "Ministério da Verdade"? Imaginei que seria somente uma ficção, algo impensável em nossa realidade. Mas o que começamos a presenciar é algo que devemos, no mínimo, questionar.

No clássico 1984, de George Orwell, o autor apresenta o "Ministério da Verdade" dentro da distopia sobre um mundo totalitário que controla cada cidadão em tudo. Porém, a função principal desse ministério é validar a mentira, reinterpretar os fatos implantando a versão conveniente ao poder instituído.

Agências de "checagem de fatos" começam a proliferar em nossa nação e quando observamos uma alta corte atraindo para si a responsabilidade de afirmar o que é verdade ou mentira sentimos um grande risco pairando sobre nossa democracia.

O direito de expressar seu pensamento e a sua opinião são inegociáveis. As injúrias, calúnias e narrativas falaciosas são passíveis de processos e indenizações, mas o direito de livre opinião é fundamental.

Fico imaginando a questão das facetas da verdade. A verdade absoluta é aquilo que não podemos refutar, como o fato de Jesus Cristo ter vindo ao mundo. O nosso calendário é dividido em antes e depois de Cristo, mas existem pessoas que entregam suas vidas por Cristo, outras vivem sem sua influência direta dele e outras odeiam até pronunciar o Seu Nome.

Todos têm o direito de manifestar-se pela ótica da sua verdade e respeitosamente explanar a sua percepção.

Quem disse que podem balizar o nosso pensamento? Quem disse que pode normatizar as nossas vidas? Não podemos calar a nossa voz e obscurecer o que pensamos, principalmente porque o debate saudável de ideias é fundamental para o desenvolvimento humano. Mudar de ideias, repensar posicionamentos é nobre e nos lembra que podemos observar novos conhecimentos, novos argumentos e reconfigurar rotas. Postulados que defendíamos anos atrás hoje podem parecer até mesmo posturas infantis. Se sabemos que estamos em construção e que o dogmatismo afasta pessoas, por que ser tão intransigente? Obrigado, Platão, pelos conselhos sobre a República.

Não queremos obrigar pessoas a pensarem dentro de uma caixa. Quem disse que não somos livres?

(*) Pastor Munguba Jr. Embaixador Cristão da Coreia do Sul Para a Implantação da Oração da Madrugada e Erradicação da Pobreza no Brasil.

Fonte: O Povo, 6/08/2022. Opinião. p.14.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog