quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Solenidade dos 128 Anos da Academia Cearense de Letras

Participei na noite de anteontem, 16 de agosto de 2022, no Palácio da Luz, pela primeira vez como acadêmico, da solenidade comemorativa dos 128 anos de criação da Academia Cearense de Letras (ACL), considerada a primeira do gênero no Brasil, tendo se antecipado em três anos à fundação da Academia Brasileira de Letras.

A solenidade foi conduzida pelo Presidente do sodalício, Acad. Lúcio Gonçalo de Alcântara, tendo Sra. Regina Cláudia Fiúza, assumido o cerimonial, seguindo o esquema agendado, a escritora Regina Cláudia Fiúza.

A saudação de aniversário foi pronunciada pelo Acad. José Augusto Bezerra, que após um recorte histórico da ACL, se reportou sobre os principais feitos da ACL nos últimos anos, mesmo na vigência da pandemia, e anunciou eventos comemorativos da ACL pelo bicentenário da Independência do Brasil e exibiu um audiovisual de um documentário sobre os imortais desse silogeu.

Na ocasião, foi prestada uma homenagem de reconhecimento à Diretora Administrativa da ACL, Sra. Regina Cláudia Fiúza, pelo profícuo trabalho em prol da arcádia, que, por sua vez, agradeceu por meio de uma fala em que apontou os laços entra a ACL e a Padaria Espiritual, um movimento literário e cultural, surgido em Fortaleza no último quartel do século XIX, assunto sobre o qual ela tem conhecida “expertise”.

Na sequência da programação, a Acad. Beatriz Alcântara fez a leitura de um poema da Acad. Giselda Medeiros, cognominada “A princesa das poetisas cearenses”, especialmente elaborado para festejar o atual natalício da entidade.

A efeméride foi prestigiada pela ampla presença de pessoas do mundo empresarial e cultural cearense, como integrantes de academias e sociedades literárias cearenses.

Ao término do evento, acadêmicos e seus convidados se confraternizaram em um coquetel oferecido pela ACL.

Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Da Academia Cearense de Letras

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog