segunda-feira, 21 de novembro de 2022

EMAÚS E AS TRAVESSIAS

Por Pe. Eugênio Pacelli SJ (*)

A Palavra de Deus é força no momento certo, para a pessoa certa, na hora certa.

Na passagem dos discípulos de Emaús; dois homens caminham decepcionados, tristes, convencidos a deixar para traz a amargura de uma situação fracassada; e no caminho encontram Jesus.

Não é também nossa realidade? Não nos encontramos representados nesses personagens?

E já passado o isolamento, no final da pandemia, continuamos caminhando cansados, com a paciência no limite, intolerantes, desconhecendo até mesmo nossos comportamentos.

O Evangelho retrata um percurso, um itinerário espiritual que somos convidados a percorrer hoje e sempre. Nossa vida é uma contínua travessia, um sempre caminhar e neste caminhar vamos vivendo Emaús.

O importante desta narrativa bíblica é como Jesus exerce sua missão de Consolador, mostra-se um terapeuta da esperança, com uma pedagogia amorosa, com presença silenciosa, comunga com a tristeza deles (nossa).

Talvez muitos de nós, nos encontremos em situação semelhante, com espírito derrotado, sem esperança e sonhos. Eles tinham colocado toda sua esperança em Jesus de Nazaré, e sua esperança foi pregada na cruz e agora estava sepultado. Por isso, partem desanimados, decepcionados, fugindo de Jerusalém.

E como Jesus se aproxima? Ele não invade, não interpela diretamente, simplesmente vem como um estranho, silenciosamente, comunga com a tristeza deles e só então toma a iniciativa de conversar com os dois. Chega e põe-se a caminhar.

Ele vem mansamente, silenciosamente caminhar conosco, mesmo quando nosso caminho não é bonito. A graça de Deus pode nos atingir nos caminhos mais inesperados. Jesus continua caminhando conosco nas estradas, mesmo que não percebamos.

Outro ponto a destacar é que mesmo estando desanimados aqueles homens caminham juntos, são companheiros um do outro. Como vivemos mais uma etapa de nossa caminhada? Isolando-nos dos outros, ruminando problemas, alimentando pensamentos negativos, ou cuidamos um do outro, caminhando lada a lado? A travessia pode ser mais suave quando dividida. Jesus tem por cada um de nós um amor de predileção. Ele quer estar com cada um de nós, saindo para um lugar isolado, onde nada nem ninguém possa perturbar a nossa comunhão. Ele quer que lhe falemos de nós, que lhe contemos a nossa vida.

Em Jesus, Deus é fiel e caminha conosco. O que Ele nos pede é pé na estrada e coração com fé. Simplesmente: DESCANSAR, CONFIAR ESPERAR e Resignificar sonhos e trajetos, e com Ele discernir e encontrar um sentido para os fracassos.

(*) Sacerdote jesuíta e mestre em Teologia. Diretor do Seminário Apostólico de Baturité.

Fonte: O Povo, de 22/10/2022. Opinião. p.16.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog