terça-feira, 8 de novembro de 2022

PROFESSOR: O EXEMPLO QUE ARRASTA

Por Leandro Vasques (*)

Sou de uma família de professores, cuja paixão pelo magistério naturalmente contagiou a todos os filhos. Meu pai, Antônio Vasques, um titulado estatístico e professor da UECE, e minha mãe, França Vasques, uma devotada pedagoga e professora concursada da rede municipal de ensino.

O exemplo fez com que nós, os três filhos, nos tornássemos apaixonados pelo exercício da docência. Aliás, é o exemplo a grande arma dos professores.

Lembro-me de uma estória que serve para demonstrar que todos os dias, pensemos que, ao tomarmos uma singela atitude, podemos chegar a revolucionar a vida dos nossos aprendizes. Estórias inspiram, e esta reforça a importância dos mestres por toda a nossa vida:

- Olá, professor. Fui seu aluno há muitos anos. Lembra-se de mim?

- Infelizmente, não. O que anda fazendo?

- Hoje também sou professor, graças ao senhor.

E contou a sua história de inspiração:

- Certo dia um colega de sala chegou com um relógio novo muito bonito, e eu resolvi roubá-lo. Tirei do seu bolso sem que ninguém visse. Quando ele percebeu, contou para o senhor, que indagou se alguém havia visto o relógio. Ninguém se pronunciou, tampouco eu. Então o senhor disse que iria revistar-nos um a um e pediu a todos os alunos que permanecessem de olhos fechados. Assim foi feito. Quando chegou até mim, encontrou o relógio, mas continuou a revistar todos os colegas. Nenhum colega soube quem tinha sido o ladrão, e o senhor nunca me falou nada a respeito. Sequer me deu uma lição de moral, mas eu entendi muito bem a mensagem. Não se lembra mesmo de mim?

- Bem, eu me lembro do episódio, do relógio roubado, mas não teria como me lembrar de você, pois eu também fechei meus olhos ao revistar os alunos.

Esta é a essência do ensino: se para corrigir você precisa humilhar, você não sabe ensinar.

Além de enaltecer e aplaudir os professores e professoras de todo o Brasil, quero também chamar a atenção de todos para a necessária valorização deste profissional que, além de ensinar, põe a própria vida como exemplo para arrastar pessoas, pois como afirma o adágio: "A palavra convence, o exemplo arrasta".

(*) Advogado, mestre em Direito pela UFPE e diretor da Academia Cearense de Direito.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 21/10/22. Opinião, p.22.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog