quarta-feira, 24 de abril de 2019

PESAR PELO ACADÊMICO SÉRGIO GOMES DE MATOS



É com pesar intenso que aqui assinalo o súbito falecimento na manhã de hoje, 24 de abril de 2019, do Dr. SÉRGIO GOMES DE MATOS, médico pneumologista e integrante de sociedades e academias médicas locais.
Sérgio Gomes de Matos nasceu em Fortaleza-CE, em 22/08/1946, filho de Thomaz Pompeu Gomes de Matos e Maria de Jesus Gomes de Matos. Como aluno marista, estudou o Ginasial e o Científico, em Fortaleza, no Colégio Cearense Sagrado Coração.
Foi classificado em 1º Lugar no Concurso Vestibular para a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), matriculando-se em 1965 e diplomando-se em 1970. Cursou Residência em Clínica Médica no Hospital dos Servidores do Estado, no Rio de Janeiro, em 1971-72.
Foi admitido na Academia Cearense de Medicina (ACM), como Membro Titular, em 14/11/2005, ocupando a cadeira 52, patroneada por Artur Eneas Vieira. Nessa arcádia médica exerceu cargos de secretaria em sucessivas gestões, legando-nos primorosas e bem urdidas atas dos fatos acadêmicos, além de magníficas peças oratórias que deixavam evidente a sua notória formação erudita, como desdobarmento da sua educação marista.
Era um polímata, mercê do seu apego à leitura de livros clássicos, por vezes lidos nos idiomaos originais (e.g. inglês, alemão, francês), e detentor de apurada escrita disposta no papel, como um exímio datilógrafo que era, tendo sido, em função dos seus edificantes textos, sobretudo na forma de ensaios, ctônicas e discursos, guindado à condição de Membro Titular Fundador da Academia Cearense de Médicos Escritores (ACEMES), na qual coupava a cadeira 27, que tem por patrono Josa Magalhães.
Sérgio Gomes de Matos era respeitado como especialista em Pneumologia, mas também reconhecido por sua atuação como clínico e intensivista, dando continuidade a obra do seu mentor maior, o Dr. Paulo Marcelo Martins Rodrigues, a quem ele reverenciava continuadamente.
O corpo do Dr. Sérgio Gomes de Matos está sendo velado, desde às 15 horas de hoje, no Velatório Aethernus, à Rua Pe. Valdivino, Nº 1688. Amanhã, dia 25 de abril, às 8h, acontecerá a missa de corpo presente, e, em seguida, seus despojos serão conduzidos ao crematório.
Ac. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da ACM e da ACEMES

Um comentário:

Unknown disse...

Lamento profundamente a morte do Dr. Sergio Gomes de Matos. Insubstituível, excelente profissional, nos transmitia confiança nos seus diagnósticos. Choro a sua falta. Ficamos orfãos! ADEUS GRANDE AMIGO! MUITO OBRIGADO!

 

Free Blog Counter
Poker Blog