terça-feira, 16 de abril de 2019

Posse de Tales de Sá Cavalcante na Academia Cearense de Letras


Aconteceu ontem à noite, 15 de abril de 2019, no Palácio da Luz, a sessão solene de posse do educador, engenheiro e empresário Tales de Sá Cavalcante na cadeira 9 da Academia Cearense de Letras (ACL), a mais antiga confraria lliterária em funcionamento no Brasil, fundada em 1994, antecedendo em três anos à arcádia literária maior do Brasil.
A solenidade, conduzida pela Presidente do sodalício, Aca. Ângela Maria Mota de Gutierrez, teve como cerimonialista a professora Regina Cláudia Pamplona Fiúza.
O discurso de recepção, pronunciado pelo Ac. José Augusto Bezerra, em nome dos acadêmicos, foi cartesiano enumerando os feitos do novo imortal, como educador e empresário educacional, que tem alicerçado a trajetória de sucesso de milhares de cearenses ao triunfarem na vida universitária, notadamente por ingressarem em instituições de ensino, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Instituto Militar de Engenharia e outras renomadas universidades brasileiras, logrando êxito em renhidos vestibulares.
No seu bem-costurado discurso de posse, Tales de Sá Cavalcante começou apelando à poética de Vinícius de Morais, embora não fosse um sábado, e lembrou a todos da importância da data de sua posse coincidir, deliberadamente, com o aniversário do Prof. Genuíno Francisco Sales, se vivo fosse, a quem sucederia na cadeira, cujo patrono é o educador e professor Fausto Barreto. A maior parte do seu elóquio foi de enaltecimento à Genuíno, a quem reverenciava como amigo-irmão, conselheiro, colega, demonstrando muito mais do que uma profunda amizade, entre si, mas um relacionamento quase de pai e filho, de imensa reciprocidade afetiva.
A solenidade foi abrilhantada pela participação de muitos intelectuais e formadores de opinião do Ceará e com a presença de membros de academias e de sociedades literárias locais.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina e da Sobrames/CE

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog