sábado, 25 de fevereiro de 2023

MEMÓRIAS DA GRADUAÇÃO EM MEDICINA (UFC 1972-1977)

 

Em janeiro de 1972, prestei exitoso vestibular para a Universidade Federal do Ceará (UFC), sendo classificado para o Curso de Medicina, opção essa ratificada no bom rendimento que logrei no Ciclo Básico, ao posicionar-me no 40º lugar geral, entre os cerca de 1.050 calouros matriculados, e no 15º, dentre as 90 vagas para o curso médico.

Quando ingressei na UFC, eu estava com 18 anos de idade, e ao sair médico, seis anos depois, tinha 24 anos completos. Os anos de 1972 a 1977 foram vivenciados intensamente por mim no ambiente universitário, traduzindo um quarto da minha existência passado na escola médica que se tornou a minha alma mater.

Esse livro “Memórias da Graduação em Medicina: lembranças da minha alma mater”, de conteúdo memorialista, enfeixa as minhas lembranças de um período da vida de um jovem universitário, recém-saído da adolescência, que se depara com o início da fase adulta em tenebrosos anos de chumbo do regime castrense imperante no Brasil pós-1964.

Eu diria que a essa época era “apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco e sem parentes importantes”, cujos pais tinham vindo do interior e geraram seus rebentos na capital cearense, educando-os para o correto exercício da cidadania.

Atualmente, quando integralizo 45 anos da formatura em Medicina e caminho para ser, em breve, um setuagenário, ou um setentão, como dito no jargão popular, trago à luz as lembranças de fatos transcorridos há quase meio século, relativos a um tempo por mim enfrentado do qual posso afirmar que “eu era feliz e não sabia”.

São recordações que deixam os escaninhos da minha mente e passam a ser compartilhadas com os coetâneos e com outras pessoas interessadas, do presente e de gerações sucedâneas, notadamente dos meus familiares e daqueles de alguma forma vinculados à nossa UFC, esse grande patrimônio cearense.

O livro está constituído de cinco partes: I – Recordos da graduação em medicina; II – Homenagens docentes in pectore; III – Recordações de tempos universitários; IV – Escritos em tempos de universitário; e V – Apêndices / anexos.

Essa obra, inegavelmente, é um contributo das recordações dedicadas à minha alma mater, a atual Faculdade de Medicina da UFC, que em maio de 2023 comemora seus 75 anos de fundação.

Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Da Academia Cearense de Medicina – Cad. 18

*Publicado In: Revista Digital Jornal do Médico. Ano III, Nº 35, janeiro de 2023 p.47-48.


Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog