quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

POR QUE SOU O CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DO SENADO?

Por Luiz Eduardo Girão (*)

Procuro sempre sair da bolha" de Brasília para conversar pessoalmente com meus conterrâneos cearenses, nas praças e nos mercados. Há tempos sinto uma contínua deterioração da Casa Revisora da República perante a sociedade. O Senado está se afastando dos Brasileiros por sua subserviência diante dos graves abusos cometidos por alguns min do STF. A maioria dos Senadores assiste inerte e "de camarote" as injustiças vindas daqueles que deveriam ser os primeiros guardiões da constituição.

É injustificável que nenhum dos 60 pedidos de impeachment tenha sido deliberado em Plenário. Não podemos esquecer que apenas o Senado tem o poder para destitui-los em caso de flagrante desrespeito a nossa Carta Magna, algo que está se repetindo constantemente no que tange a caçada implacável aos que ousam criticar "o sistema". Temos artistas, religiosos, jornalistas e até parlamentares sendo amordaçados com as suas redes derrubadas, passaportes retidos e outras formas de intimidação. É a volta da censura!

Um dos princípios basilares que sustentam o estado democrático de direito é a harmonia e a independência dos três poderes da República, mas o que existe hoje é o legislativo sendo esmagado pelos tribunais superiores. Além do reestabelecimento da democracia e da liberdade desejo contribuir também para que o Senado não venha a ser um mero apêndice homologador do Executivo.

Mudanças de governo não podem provocar retrocessos como já estamos vendo. Já em 2023 temos acompanhado um festival de afronta aos valores e princípios da Nação como em favor da vida e dignidade de bebês e gestantes, tratamento de dependentes químicos e o enfrentamento à corrupção.

Os tristes e deploráveis acontecimentos do dia 8 de janeiro, que devem receber o repúdio de toda a sociedade, fizeram soar um verdadeiro alarme de emergência em todo o País. Não podemos aceitar a ação de justiceiros, mas devemos clamar por Justiça. E para restaurar a pacificação tão necessária ao desenvolvimento econômico e social do país, urge que o Senado se levante e definitivamente se aproxime do cidadão, atendendo as suas demandas legítimas e deixando de ser omisso, ou seja; cumprindo seu dever constitucional perante a Nação. Que Deus nos abençoe nesta missão para servir aos brasileiros pelo que é certo, pelo que é justo. Paz & Bem.

(*) Empresário. Senador pelo Podemos/CE.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 20/01/23. Opinião, p.21. 

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog