quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

SAÚDE MENTAL DAS FAMÍLIAS PÓS-COVID

Por Marcelo Cavalcante (*)

Estamos iniciando mais um ano, momento oportuno para fazermos reflexões e planejarmos os próximos 365 dias. Janeiro também é conhecido como Janeiro Branco, um mês dedicado para avaliarmos nossa saúde mental. Além de propiciar melhor qualidade de vida, cuidar de nossa mente é o ponto de partida para qualquer projeto vitorioso.

No último mês de dezembro, a pandemia da Covid-19 completou três anos de seu primeiro caso. Confinamento, distanciamento social, trabalho domiciliar e suspensão das atividades escolares das crianças foram intervenções necessárias para evitar o rápido avanço da doença e reduzir o número de óbitos.

Além das sequelas físicas, conhecida como síndrome pós-Covid-19, as sequelas mentais são as mais preocupantes. Os estudos científicos começam a confirmar o que já estávamos testemunhando no nosso dia a dia: um aumento assustador no número de casos de ansiedade, depressão, estresse pós-traumático e dificuldades de aprendizado nas crianças.

A mudança na rotina das famílias contribuiu fortemente para a deterioração da saúde mental de seus integrantes. Durante a pandemia, foi observado aumento na violência contra a mulher e crescimento do número de divórcios e de brigas entre parentes, impactando, direta e indiretamente, na saúde mental de várias pessoas em um único ambiente familiar. Os danos para as famílias brasileiras foram além, com considerável redução do número de nascimentos durante o ano de 2021, estatística que também alcançou vários países da Europa e do mundo. O IBGE estimou que no Brasil, em 2020/2021, 300 mil bebês deixaram de nascer devido ao adiamento pelos casais, em virtude dos riscos da pandemia.

Felizmente, alguns indicadores começam a revelar uma recuperação da estrutura familiar. Em 2022, houve um crescimento importante do número de casais que desejam e buscam ajuda para engravidar. Além disso, algumas regiões dos Estados Unidos e Europa observaram um crescimento do número de nascimentos no ano de 2022.

Diante desse cenário positivo, é chegada a hora de zelar por nossa saúde mental e de nossa família. Afinal, a vida pede equilíbrio.

(*) Médico especialista em Reprodução Humana.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 27/01/2023. Opinião. p.18.


Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog