quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

LOJAS AMERICANAS PELO RETROVISOR

Por Henrique Soárez (*)

"Todos os pagamentos foram feitos." E "o efeito no caixa é imaterial." Tradução: ninguém se apropriou indevidamente de recursos da empresa. E entretanto, se bem feita a contabilidade, a empresa tem dezenas de bilhões de dívida além do que os credores imaginavam. E os diretores foram recompensados por lucros que a rigor não existiram.

Nada disso é inédito. Diz Ray Dalio: "depois que os bancos centrais aumentam os juros os credores pedem falência, fraudes são expostas e a contratação do crédito pode impactar a economia real." Nas Lojas Americanas as despesas com juros, por exemplo, subiram de R$ 542 milhões nos 3 primeiros trimestres de 2021 para R$ 1,6 bilhão no mesmo período de 2022.

Na década de 60, Warren Buffet decidiu que valia a pena pagar para que a American Express saísse limpa de um escândalo envolvendo a substituição de óleo de cozinha (que deveria servir como garantia de transações de crédito) por água do mar em dezenas de tanques. A companhia honrou os credores porque os acionistas apostaram que a reputação da firma era um ativo que iria gerar retornos maiores no longo prazo.

Eugene Soltes, professor de Harvard, é autor de um interessante livro sobre fraude corporativa. Em 2021 ele elaborou um estudo de caso sobre a disposição da InBev para utilizar inteligência artificial na identificação de fraude e corrupção nas suas operações em mais de uma centena de países. É interessante notar que acionistas cuidadosos devem investir energia tanto para detectar desvios pequenos entre vendedores e gerentes quanto para evitar decisões questionáveis de diretores e executivos "C-level".

Algumas destas decisões começam pequenas e crescem até serem impossíveis de ignorar. Quando houve a combinação de B2W e Americanas no 2º trimestre de 2021, de certo houve uma cuidadosa comparação linha-a-linha dos dois balanços para determinar a razão de troca de ações. Ficam então algumas perguntas para os especialistas no tema: as práticas contábeis das duas empresas eram as mesmas? Os acionistas minoritários que detinham 37,6% do capital social da B2W permanecem satisfeitos com a troca após as divulgações das últimas 2 semanas?

(*) Engenheiro eletricista, diretor do Colégio 7 de Setembro e da Uni7.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 26/01/23. Opinião, p.20.


Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog