sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

PESAR PELO FALECIMENTO DO DR. PEDRO HENRIQUE SARAIVA LEÃO

É com muito pesar que ora exaramos o falecimento do médico Dr. Pedro Henrique Saraiva Leão, ocorrido hoje, dia 21/01/2022, em Fortaleza.

Nascido em Fortaleza-Ceará, em 25 de maio de 1938, filho de Manoel Pio Saraiva Leão, advogado, e de Maria Eunice Saraiva Leão, professora, contava com 83 anos de idade e quase 60 anos de médico, porquanto fora formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1963.

Fez seus estudos primários no Externato Catarina de Labouré e o curso secundário, com os Irmãos Maristas, no Colégio Cearense do Sagrado Coração, ambos na capital cearense.

Bem cedo despontou grande interesse e habilidades para o estudo de idiomas estrangeiros, principalmente o inglês, tendo sido selecionado, junto com um reduzido e seleto grupo de estudantes, na forma de intercâmbio, para conhecer algumas universidades norte-americanas. Obteve, em 1962, o “Michigan Certificate of Proficiency in English”, para ser professor do Instituto Brasil-Estados Unidos (IBEU) em Fortaleza. Posteriormente, durante a sua pós-graduação médica na Europa, aprendeu a falar, fluentemente, o alemão e o francês.

O Dr. Pedro Henrique Saraiva Leão fez, em São Paulo-SP, estágios de pós-graduação em Cirurgia Digestiva e em Colo-Proctologia no Instituto de Estudos e Pesquisas em Gastroenterologia e frequentou o Serviço de Cirurgia Digestiva doo Hospital das Clínicas de São Paulo, sob a orientação do Dr. Henrique Walter Pinotti.

Em 1970, mediante concurso, ingressou no Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC, onde por muitos anos chefiou o Setor de Clínica Colo-Proctológica, tendo se aposentado como Professor Adjunto, e depois guindado à professor emérito.

Em 1972, o Dr. Pedro Henrique foi “Honorary Assistant in Surgery” no Hospital St. Mark’s em Londres, e, em sequência, estagiou na “Deutsche Klinik für Diagnostik”, em Wiesbadenn, na Alemanha.

Por 17 anos, ele foi responsável pela Clínica Proctológica na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. A partir de 1992 passou a integrar, na condição de Professor Visitante, o corpo docente do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas do Rio de Janeiro.

Em novembro de 2000, o Dr. Pedro Henrique Saraiva Leão foi aprovado, com louvor, por sua dissertação de Mestrado de Cirurgia na UFC.

Dentre os feitos mais relevantes de suas atividades profissionais, comporta mencionar: Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Secção do Ceará, onde criou a láurea de Professor Honoris Causa; fundador em Fortaleza, em 1975, do primeiro clube de ostomizados do país (Clube de Colostomizados do Brasil); idealizador e fundador da Regional Norte/Nordeste de Colo-Proctologia; membro fundador do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, compndo o corpo editorial de seu órgão oficial, os Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva.

O Dr. Pedro Henrique dirigiu, por várias vezes, o Centro de Estudos do Hospital Geral de Fortaleza e foi Diretor do Centro Médico Cearense. Foi ainda Editor da Revista do HGF e Editor Associado da Revista da Faculdade de Medicina da UFC, tendo também dirigido a Revista Ceará Médico e integrado outras equipes de comunicação de periódicos médicos e literários.

De 1980 até a presente data, o Dr. Pedro Henrique publicou vários artigos, capítulos e livros científicos, relacionados à sua especialidade, como autor principal ou em coautoria.

No âmbito literário, era cronista e ensaísta de apurada escrita, dotado de vasta erudição, e um poeta festejado, exímio em sensibilidade no manejo das palavras. O seu primeiro livro de poesia foi escrito em 1960, sob o título de: “12 poemas em inglês”, sendo considerado uma pérola da moderna literatura cearense. Era imortal da Academia Cearense de Letras, da qual foi inclusive presidente, e membro fundador da Academia Cearense de Médicos Escritores. Presidiu a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES), tanto a Nacional como a Regional Ceará (SOBRAMES/CE) dessa sociedade. Foi o criador e editor da Revista Literapia, veículo de larga credibilidade nos meios literários locais.

Em 26/01/2001, ele foi empossado como membro titular da Academia Cearense de Medicina (ACM), ocupando a Cadeira 48, cujo patrono é o Prof. Newton Teófilo Gonçalves, sendo recepcionado na ocasião pelo Acad. Antero Coelho Neto. Exerceu várias funções diretoras da ACM, estando no momento no exercício da presidência.

Como reconhecimento dos seus méritos, foi aquinhoado com o Troféu Sereia de Ouro, o Título de Notório Saber da UFC, o Diploma de Mérito Ético-Profissional do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará e Título de Professor Emérito da UFC.

O inesperado desaparecimento terreno do confrade Pedro Henrique Saraiva Leão enluta a terra alencarina e afeta duramente a Medicina e as Letras do Ceará, comprometendo a cultura em nosso meio, mercê do seu engajamento em tantas entidades e associações de valor para a sociedade e o povo cearenses.

Descansa em paz, caríssimo confrade presidente.

Que Deus o receba em Sua mansão celestial.

Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Membro titular da ACM – Cadeira 18

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog