terça-feira, 25 de janeiro de 2022

SUCESSO É HISTÓRICO: o ITA foi fundado por um cearense

Por Lêda Maria Feitosa Souto (*)

A matéria publicada na segunda-feira, "Jovens cearenses: Caminho foi traçado na década de 1980", divulgando o sucesso dos estudantes do Ceará no exame de admissão para o ITA causa grande repercussão. Localizamos o professor mentor da ideia de entrar no páreo, Chico Sampaio e dele ouviu preciosidades:

Se, por um lado, ao longo de sua história, o cearense tem enfrentado alguns percalços, secas e doenças, que marcaram os séculos XIX e XX; por outro, desde aquela época, tem se destacado com certas ousadias, que alcançaram o Brasil. O que dizer de José de Alencar, uma das mais brilhantes figuras do Romantismo brasileiro? Por acaso não foi Oliveira Paiva um dos pioneiros do Realismo naturalista e Rachel de Queiroz, do Modernismo regionalista?

No campo do empreendedorismo, também temos nos projetado heroicamente. Empresas cearenses ligadas à saúde e à educação, nos últimos tempos, conquistaram espaços, no Brasil, jamais imaginados. Uma coisa é certa: se o nosso solo não é dos mais fecundos, nossas mentes, por uma questão de sobrevivência, se tornaram das mais férteis. Quando, no fim da década de 1980, imaginamos a preparação dos alunos do GEO para os vestibulares do ITA-IME, contávamos com esta vantagem. Afinal, foi o cearense Casimiro Montenegro que fundou o ITA. Então, por que não homenageá-lo da maneira mais pragmática e objetiva? O que sequer sonhávamos é que estávamos plantando uma semente que, graças ao empenho de notáveis colégios de Fortaleza, continuaria dando frutos gerações afora.

(*) Jornalista; colunista de O Povo; membro da Academia Fortalezense de Letras.

Fonte: O Povo, de 19/01/2022. Vida & Arte. p.5.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog