terça-feira, 25 de janeiro de 2022

JOVENS CEARENSES: caminho foi traçado na década de 1980

Por Lêda Maria Feitosa Souto (*)

A aprovação de alunos cearenses no ITA, um dos maiores centros de inteligência do mundo, tem a marca de um projeto idealizado e impulsionado por um professor visionário, inteligente e sonhador: Chico Sampaio. Na década de 1980, ele criou (junto com Artur Bruno, Nazareno de Oliveira, Ênio Silveira, Manoel Veras e Coelho Neto) o Colégio GEO, começando a inovar e fazer benchmarking em São Paulo e no Rio de Janeiro, trazendo para Fortaleza as melhores práticas que desafiavam os alunos a fazer mais do que lhes era pedido e principalmente, melhorar a autoestima. Chico estimulou o grupo a preparar os alunos para as olimpíadas Científicas, Preparatórios para as Escolas Militares (ITA, IME, AFA, EFOMN e Escola Naval). As outras escolas privadas tiveram que correr atrás e se instalou aqui uma concorrência benfazeja para ver quem faria mais e melhor. O fruto destas sementes plantadas são estes resultados que o Brasil inteiro aplaude, como o aumento crescente de aprovação de alunos cearenses, oriundos de três colégios atuantes. Em 1988 foram aprovados 3 alunos. Hoje, são centenas. E os educadores Nazareno, Oto e Tales aqui lembraram a garra de Chico Sampaio, prestando-o homenagem de reconhecimento e gratidão.

POR QUE O CEARÁ É SUCESSO NO ITA?

Nazareno de Oliveira, Master

Existe uma cultura no Ceará em oferecer ensino de qualidade à altura dos sonhos dos alunos cearenses. Movidos por isso, mantenedores, diretores, coordenadores e professores se empenham em sempre manter uma estrutura e um ambiente que propiciem aos alunos o alcance do sonho de ser aprovado no ITA, com professores altamente capacitados, materiais diferenciados e com conteúdos apropriados, equipe técnica dedicada a vestibulares de ponta, ambiente de estudos personalizados e apoio psicológico durante a jornada de preparação para o vestibular.

Oto de Sá Cavalcante, Ari de Sá

Há no Ceará uma conscientização forte no sentido da qualidade do ensino. O esforço e a qualificação dos professores, o investimento em equipamentos, o nível da escola possibilitam a formação do educando e suas vitórias. Anualmente apoiamos, com total dedicação a turma que entra na disputa pelo ITA e outros centros. Escola, professores, alunos trabalham intensamente, e os pais ficam envolvidos. No desejo de alcançar aprovação no ITA, o aluno sabe que, além da formação, do conhecimento científico, tem ao concluir o curso um mercado de trabalho pronto para recebê-lo.

Tales de Sá Cavalcante, Farias Brito

Fortaleza, mais uma vez, brilhou no ITA e no IME. No ranking da nossa capital, o Farias Brito foi o que mais aprovou no ITA, com 35 aprovados, e o que mais aprovou no IME, com 89, no total de 123. Vale ressaltar que o aluno que obteve o primeiro lugar geral do Brasil no ITA foi do Farias Brito: Matheus Marinheiro Spontam. Podemos dizer que o sucesso dos alunos cearenses se deve a fatores como resiliência, dedicação, desejo de superação dos estudantes, o apoio das famílias e o trabalho incansável de professores extremamente experientes nesses que são os vestibulares mais difíceis do País.

(*) Jornalista; colunista de O Povo; membro da Academia Fortalezense de Letras.

Fonte: O Povo, de 17/01/2022. Vida & Arte. p.5.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog