sábado, 29 de janeiro de 2022

PATRONOS DA ACADEMIA CEARENSE DE MEDICINA QUE AJUDARAM A CONSTITUIR A PASTA DA SAÚDE DO CEARÁ


A área da Saúde Pública do Estado do Ceará teve seu marco inicial em 1893 com a instalação da Inspetoria de Saúde que, em 1920, após processo de reorganização, passou a denominar-se Diretoria de Saúde Pública, no qual foram implantados os chamados Serviços Estaduais de Saúde. Em 1931, foi criado o Serviço Sanitário do Estado. Em 1933, deu-se a “Reforma Pellon”, uma revolução administrativa da saúde pública estadual, conduzida pelo sanitarista Amílcar Barca Pellon.

Por todo esse período, a Saúde Pública cearense contou o concurso de competentes médicos, como Antônio Alfredo da Justa (Patrono), Carlos da Costa Ribeiro (Patrono da Cadeira 10), Joaquim Eduardo de Alencar (Membro titular fundador e patrono da Cadeira 18), Walter de Moura Cantídio (Membro titular fundador e patrono da Cadeira 56) e José Waldemar Alcântara e Silva (Membro titular fundador, primeiro presidente e patrono da Cadeira 43) que, em 12 de maio de 1978, viriam a integrar a Academia Cearense de Medicina (ACM), como patronos ou membros fundadores. A esses nomes se agregam os de Augusto Hyder Correia Lima e José Stopelli Paracampos, tornados Patronos das Cadeiras 27 e 34 da ACM, respectivamente.

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) completou em 2021 os seus 60 anos de fundação, fruto da Lei n.º 5.427, de 27 de junho de 1961, promulgada pelo Governador Parsifal Barroso, desmembrando a área da saúde da Secretaria da Educação, passando a ter uma Secretaria da Saúde na estrutura organizacional da Administração Pública Estadual.

Em 2006, durante o Governo Lúcio Gonçalo de Alcântara, o Dr. Jurandi Frutuoso Silva, então Secretário da Saúde do Estado do Ceará, inaugurou a Galeria dos Secretários da Saúde do Estado do Ceará Governador Parsifal Barroso https://www.saude.ce.gov.br/institucional/secretarios/ e lançou, para conhecimento de todos que fazem a Saúde Pública cearense, a plaqueta “Secretários da Saúde do Estado do Ceará 1961 – 2006”, contendo a biografia simplificada de todos os secretários da saúde daquele período, que “tão bem souberam cumprir a missão que lhes foi confiada pelos seus governantes, enaltecendo o Ceará no cenário da saúde pública brasileira”.

Seria muito oportuno que a SESA efetuasse a atualização desse livreto, contemplando os últimos titulares da pasta, a partir de 2007, bem como incluísse, como anexo, as sínteses biográficas de vultos da Saúde Pública que foram precursores da organização e da estruturação da SESA.

No caso dos integrantes da ACM, trata-se de uma tarefa facilmente exequível, porquanto suas biografias estão disponíveis na obra “Academia Cearense de Medicina: história e patronos”, publicada pela ACM em 2018.

Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Membro titular da ACM – Cadeira 18

* Publicado In: Jornal do médico digital, 2(21): 36-37, janeiro de 2022. (Revista Médica Independente do Ceará).

RD-Janeiro-2022-app.pdf (jornaldomedico.com.br)

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog