terça-feira, 4 de janeiro de 2022

VIVA O SÁBIO POVO BRASILEIRO!

Por Márcia Alcântara Holanda (*)

É estimulante o discernimento do nosso povo em optar pela vacinação, desde janeiro de 2021, obtendo o êxito de estar controlando a Covid-19: mortes e casos em declínio progressivo. Nem a terceira onda mostrou sua cara até então, embora seja cedo para tanta glória.

Entretanto, um fato é certo: a adesão vacinal tem crescido e servido de exemplo ao mundo: foi a atitude coletiva positiva de já ter-se vacinado 77% da população com uma dose e, mais de 64,3%, com as duas doses (Folha, 07/12/2021), que passou o Brasil à frente dos EUA, muitos países da Europa, alguns da Ásia, quase toda a África, e alguns da América do Sul, posicionando-o num patamar confortável no controle da Covid-19, em relação ao mundo (O POVO Ciência&Saúde, 05/12/2021). Com isso destacou-se mundialmente, no front vacinal.

Atualmente o desejo do brasileiro de se vacinar é de 96% da população, contra os apenas 76% desejosos, em dezembro de 2020 (Folha Uol 03/2021, 12/2021). Pode-se atribuir esse fenômeno à sabedoria prática do nosso povo, apoiando-se para essa afirmativa, na teoria filosófica das virtudes aristotélicas, em que uma delas: a prudência, que tem como pilar, a sabedoria prática, postulando que o ser é capaz de discernir, não só por conhecimento - mas por pura decisão lógica, diante de encruzilhadas, as quais estamos todos submetidos e sob riscos frequentes, escolhendo o melhor lado.

Foi o que o brasileiro fez diante do caos do conflito vacinal gerado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que dedicou-se a denegrir a coronavac, atribuir mudanças de estado de saúde dos vacinados, tornando-os aidéticos, transformando-os em jacarés, pela presença de chips nas vacinas, propagando a enganação das massas com a "prescrição" charlatã de medicação ineficaz, contra a COVID-19.

Foi então, em meio a esse caos, que a estupenda sabedoria prática do nosso povo, que não o deixou cair no engodo montado por aquele que deveria ser o maior pilar humano de sustentação dos brasileiros (O Presidente), mas o que fez foi sepultá-los, sem o menor escrúpulo. O povo optou pelo caminho da ciência, adotado por nossas sólidas instituições: PNI, Butantã, Fiocruz e o SUS, que garantem os resultados do controle da Covid-19. Essa sabedoria, deverá continuar com o uso de máscara, manutenção do distanciamento social, higienização das mãos e não produção de aglomeração. Que viva o sábio povo brasileiro!

(*) Médica pneumologista; coordenadora do Pulmocenter; membro da Academia Cearense de Medicina.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 9/12/2021. Opinião. p. 21.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog