sábado, 22 de janeiro de 2022

MORRE O MÉDICO E ESCRITOR PEDRO HENRIQUE SARAIVA LEÃO

 

Pedro Henrique Saraiva Leão no Espaço Cultural de Médico Escritores da Unimed Fortaleza.

Por Marcela Tosi, jornalista

Morreu ontem, 21, o proctologista e escritor cearense Pedro Henrique Saraiva Leão, aos 83 anos. Ele deixa a esposa, Maria das Graças Accioly Leão, e três filhos, Ana Luiza, Paulo e Ignez Carolina. A causa da morte não foi divulgada. Recentemente, Saraiva Leão esteve internado em hospital particular de Fortaleza durante dois meses. Segundo depoimento do próprio médico, divulgado pelo hospital, ele deu entrada às pressas com um quadro de diverticulite. Precisou ser intubado e passar por cirurgia.

Como médico, criou o primeiro clube de ostomizados no Brasil em 1979. Trouxe a ideia e o formato de Londres, onde cumpriu estágio, e o implementou no Ceará. Quando foi presidente da Sociedade Brasileira de Colo-Proctologia (1981-1982), criou a Sociedade Regional Norte-Nordeste de Colo-Proctologia. Foi ainda fundador do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, em São Paulo.

Ao longo de quase 29 anos, Saraiva Leão foi também articulista no jornal O POVO. De 1991 a 2019, manteve sua "jornada de relator mensal em medicina, literatura, e outro temas de interesse geral". Despediu-se dos leitos com o texto Academia Cearense de Medicina II. Médico deixa 11 obras, entre publicações literárias e científicas

O caminho dele como médico, professor e escritor lhe rendeu diversas homenagens ao longo da vida. Em 2003, recebeu a Medalha Barca Pellon, a maior comenda médica do Estado do Ceará. Três anos depois, foi reconhecido com diploma de Notório Saber pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Em 2014, recebeu o diploma de Mérito Ético-Profissional pelo Conselho Regional de Medicina. Em 2018, o título de Professor Emérito da UFC.

Nas redes sociais, a Academia Cearense de Letras, da qual ele foi presidente entre 2009-2012, lamentou sua morte. "Expressamos nossos sentimentos de pesar a todos os familiares e amigos", publicou.

O ambientalista João Saraiva, primo do médico, também fez uma homenagem. "Levou para o céu os brilhantes conhecimentos da medicina, da poesia e da literatura!", escreve em publicação nas redes sociais.

O Instituto Histórico e Geográfico de Sobral também manifestou seu pesar, almejando, em nota, "conforto à família enlutada e à legião de amigos do Dr. Pedro Henrique Saraiva Leão". Afirma ainda que o médico "deixa muitas saudades no cenário científico e cultural cearenses".

Devido à pandemia de Covid-19, não haverá velório. (Marcela Tosi)

Fonte: Marcela Tosi. In: O Povo, de 16/01/22. Farol. p.3.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog