terça-feira, 18 de janeiro de 2022

MÁRCIA GURGEL CARLOS ADEODATO: 70 anos de vida

Márcia nasceu em 18/01/1952, na casa da Rua Justiniano de Serpa, 53. Começou seus estudos escolares em ambiente domiciliar, sendo educada por seus pais e tias paternas, concluindo o Curso Primário no Instituto Padre Anchieta, citado anteriormente.

Depois de aprovada no exame de admissão, Márcia iniciou o primeiro ano ginasial, em 1963, no Ginásio Santa Maria Goretti, a mesma escola onde Marta já estudava; daí, por desavença entre nosso pai e a direção da escola, se transferiu, contra a sua vontade, mas por determinação paterna, em 1964, para o Liceu do Ceará, onde seguiu, como aluna liceal, até o final do científico, em 1969. Nesse último ano, agregou também matrícula adicional, no turno da noite, no Curso Joaquim Pimenta, um “cursinho” preparatório ao vestibular voltado para área de Humanidades, dirigido pelo Prof. Francisco Uchoa de Albuquerque.

Obteve ela aprovação em segundo lugar no vestibular para o Curso de Comunicação Social da UFC, em 1970, bacharelando-se em Jornalismo em 1973, tendo sido excelente aluna; como o seu curso era noturno, em 1971 submeteu-se a outro exame vestibular da UFC, logrando, novamente, o segundo lugar, sendo admitida no Curso de Letras, com habilitação em Línguas Portuguesa e Inglesa, conseguindo levar os dois cursos, em parte, no mesmo período, porque o de Letras era matutino; em 1974 obteve o segundo diploma superior, conjugando dois títulos claramente complementares. Na vigência dos estudos universitários ainda encontrou tempo para lecionar em escola secundária de Fortaleza.

Saliente-se que, mesmo combinando a dupla jornada de trabalho, como jornalista e como assessora de comunicação, em um conceituado jornal e em um órgão público, respectivamente, ela cumpriu, em 1977, com excelente aproveitamento, o Curso de Especialização em Metodologia da Pesquisa em Comunicação, na UFC. Também na UFC apostilou uma nova habilitação ao seu diploma original: a de Relações Públicas.

Exerceu o jornalismo por seguidos anos, no jornal O Povo, ocupando, de forma competente, diferentes funções em várias editorias, incluindo a de ombudsman, sucedendo nesse encargo a valorosa decana do jornalismo cearense, a Profa. Adísia Sá. Na medida de sua notória e brilhante prática profissional, reconhecida por suas preciosas matérias veiculadas na grande mídia cearense, tornou-se a maior colecionadora de prêmios da imprensa local, somando quase três dezenas deles, enquanto exercitou a sua profissão.

Aposentou-se de O Povo, em 2004, após 30 anos de atividades, mas continuou a sua atividade funcional na Coordenadoria de Comunicação da UFC, na qual ingressara, mediante concurso público, e daí requereu a aposentadoria em março de 2007. Durante vinte anos, foi jornalista da Prefeitura de Fortaleza. Foi atuante nos órgãos de classe, pugnando em defesa de seus colegas de profissão, tendo sido dirigente sindical em sucessivas gestões do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará. De 2002 a 2004, foi Assessora de Comunicação Social do Tribunal Regional do Trabalho – 7ª Região.

Casou-se, em 17/01/1978, com o jornalista Fernando Adeodato Jr., o seu querido Nando, com quem teve três filhas, nascidas na sequência: Melissa (31/03/1979), Vanessa (21/09/1981) e Larissa (03/06/1986). Profissionalmente, Melissa formou-se em Engenharia Química na UFC, fez mestrado e doutorado na Unicamp e cumpriu programa de pós-doutorado na Alemanha. Atualmente, integra o seleto grupo dos mais influentes professores pesquisadores da Unicamp; Vanessa concluiu Medicina na UFC e após ser bem-sucedida em concursos públicos para médicos, cursou os Programas de Residência Médica em Clínica Médica e em Nefrologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, na capital paulista; Larissa é Médica Veterinária formada pela UECE, com especialização em fisioterapia animal. Trabalha como profissional liberal no campo da sua bem-qualificada área da Veterinária. Márcia e Nando possuem quatro netos: Rafael e Lucas, filhos da Melissa, e João Victor e Livia, filhos da Vanessa.

Feliz aniversário, Márcia.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Um irmão mais novo de Márcia

Um comentário:

Unknown disse...

Nem eu lembrava de tantos detalhes. Obrigada e parabéns por sua memória prodigiosa.

 

Free Blog Counter
Poker Blog