sábado, 29 de janeiro de 2022

NOTA DE FALECIMENTO – DR. ANTÔNIO PEDRO MIRRA

 


A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP informa, com pesar, o falecimento do Dr. Antônio Pedro Mirra, sepultado hoje, 27 de janeiro de 2022, no Cemitério do Morumbi, às 12h. A Diretoria da FSP-USP presta solidariedade aos familiares, amigos e a todos que conviveram com ele e dirige-lhes os mais profundos sentimentos de pesar.

O oncologista Antônio Pedro Mirra foi um exemplo de dedicação no combate ao tabagismo, pesquisando e lutando contra essa doença há 40 anos (segundo o Jornal da AMB – Ed.1411). Foi um dos criadores do Registro de Câncer de Base Populacional de São Paulo (RCBP-SP), um sistema de informação em saúde, parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (Prefeitura de SP) e a FSP-USP, que registra os casos de diversos tipos de câncer do Município de São Paulo. O RCBP-SP foi coordenado pelo Dr. Antônio Mirra de 1969 a 31 de dezembro de 2007.

Ele foi também, durante muitos anos, Presidente da Comissão Antitabagismo da FSP-USP e, nessa luta, conseguiu com que a Faculdade fosse uma das primeiras instituições públicas do país a ser um “Ambiente Livre do Tabaco”, pela proibição do ato de fumar, dentro das instalações da Faculdade.

Além de sua contribuição para a luta contra o câncer e contra um de seus piores causadores, o hábito do tabagismo, e de sua atuação na coordenação de várias instituições da área, na produção de pesquisa, livros e artigos sobre o tema e em entrevistas para a imprensa, o Dr. Mirra era um ser humano muito amigável, tendo bom relacionamento com docentes, funcionários e alunos que passaram pela FSP-USP, sendo muito querido por todos.

Texto: ASCOM, com informações de Adriana de Sousa, AMB e filha do Dr. Mirra.

Nota: No ano de 1979, quando eu fazia o Curso de Especialização em Saúde Pública na Universidade de São Paulo, cumpri estágio no Registro de Câncer de São Paulo, que funcionava na Faculdade de Saúde Pública da USP, Registro de Câncer de Base Populacional por ele coordenado, sob a supervisão do Dr. Antônio Pedro Mirra. O Dr. Mirra era um renomado cirurgião torácico do Hospital A. C. Camargo, que muito contribuiu na luta contra o tabagismo no Brasil.

Guardo boas recordações da nossa convivência dos muitos encontros relacionados à Epidemiologia do Câncer de que tomamos parte.

Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Médico epidemiologista do Instituto do Câncer do Ceará


Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog