quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

FÓRMULA 1 DÁ LIÇÕES DE VIDA

Por Tales de Sá Cavalcante (*)

Era dia de Fórmula 1. Os números-base não eram 0 e 1, como no sistema binário utilizado na computação. A decisão se dava em 12/12/21, data com apenas os algarismos 1, de 1º, e 2, de 2º. Coincidência? Nem os grandes Senna, Fangio, Piquet ou Schumacher saberiam. Já se conhecia a dupla de 1º e 2º lugares do ano. Lewis Hamilton e Max Verstappen iniciaram a corrida de Abu Dhabi com idêntico total de pontos (369,5).

Há 47 anos, não acontecia isso. A contrariar previsões, Hamilton partiu na frente. Liderou todas as voltas, exceto a parte final da última, quando Verstappen o ultrapassou e conquistou o título. Sendo a concorrência uma característica comum à Fórmula 1 e à área empresarial, momentos da 1ª servem à 2.ª

A 1ª lição é de todos os esportes. A Red Bull, equipe de Verstappen, admitiu como certa a permanência deste na frente após a largada. Conforme o chiste, que narra prepotência de Feola contestada por Garrincha na Copa de 1958, não combinaram com os russos, adversários do Brasil naquele jogo.

A 2ª lição. A Mercedes esqueceu a possibilidade de “safety car” e não trocou os pneus, a exemplo da Red Bull. Certo seria: se estamos na frente e o 2º lugar trocou os pneus, devemos trocá-los também, como, aliás, sempre fez a Mercedes.

A 3ª lição deu-se em Azerbaijão, quando Hamilton não soube o motivo de, na 1ª curva, ter seguido direto, em vez de contorná-la. Se não tiver pressionado o “botão mágico” inadvertidamente, ele deve ter se preocupado demais com o adversário Pérez, que ia ao lado. Numa empresa, o ideal é olhar mais para o próprio desempenho e, de “rabo de olho”, observar o concorrente.

A 4ª é de Bernardinho, técnico do nosso vôlei, e serve a todos os esportes: a vitória de ontem nada tem a ver com a de hoje.

A 5ª lição é que a Fórmula 1 é dinâmica e sempre inova de acordo com a ciência. Quem assim não procede só encontra derrotas. Hamilton é heptacampeão, mas não obteve o título de 2021, que ficou com Verstappen. Vettel, Alonso e Raikkonen já não são os primeiros, e até as transmissoras das corridas e suas consequentes audiências mudam. É outra lição. No esporte e na vida, nada é eterno.

(*) Reitor do FB UNI e Dir. Superintendente da Org. Educ. Farias Brito. Membro da Academia Cearense de Letras.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 16/12/21. Opinião, p.20.


Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog