quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

POUPAR DESDE SEMPRE!

Por Lauro Chaves Neto (*)

A decisão de quanto e quando poupar e que parcela do orçamento será poupada deverá ser tomada de acordo com os objetivos que se deseja alcançar com os recursos dessa poupança.

É preciso investir sempre e para isso é necessário ter um fluxo mensal de poupança, essa deve ser a primeira questão relacionada ao orçamento familiar a ser analisada e não a última, com o argumento de que se houver sobras irão para a poupança. Ter disciplina é imprescindível e, para não esquecer, deve-se ter em mente o seguinte: "O padrão de vida que vou ter é o que posso ter e não o que desejaria ter". Alcançar os seus objetivos financeiros exige firmeza e tempo, muitas vezes décadas ou todo o ciclo de uma vida profissional, tempo suficiente para acomodar-se às várias oscilações que impõem sucessivos ajustes orçamentários para atingir as metas.

Existem etapas a serem seguidas e a primeira delas é determinar o nível de risco que é aceito para os seus investimentos, a lei básica de finanças é a da conciliação entre Risco e Retorno. Quanto maior o nível de risco assumido, o seu patrimônio poderá ser acumulado mais rapidamente ou as suas perdas poderão comprometer as próprias metas. Essa é uma decisão que precisa ser amadurecida.

Os jovens, normalmente, aceitam assumir mais riscos, até porque possuem mais tempo para reverter eventuais perdas. Outra questão fundamental é tentar não contar com o rendimento das aplicações para pagar parte das despesas mensais.

A segunda variável é a estimativa sobre o horizonte de tempo no qual as suas poupanças mensais serão acumuladas. Quanto antes for possível iniciar esse movimento, melhor. Na verdade seria ideal começar a poupar desde o seu primeiro trabalho, por menor que fosse essa parcela mensal. A expectativa de vida também é uma variável importante, por isso procure sempre uma vida saudável.

Completando, existe a terceira decisão que é sobre qual parcela da renda familiar será poupada. Existe o % da renda e quanto isso representa em valor. A combinação das três decisões irá encaminhar a sua vida financeira, pois a vida é feita de escolhas!

(*) Consultor, professor doutor da Uece e conselheiro do Conselho Federal de Economia.

Fonte: O Povo, de 15/11/21. Opinião. p.20.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog