sábado, 29 de janeiro de 2022

O CEARÁ SE DESPEDE DO PROF. ELMO VASCONCELOS

 

O Professor Raimundo Elmo Vasconcelos, nosso ilustre consócio do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e professor aposentado da Universidade Estadual do Ceará (UECE), fez a sua Páscoa hoje (29/01/2022).

Sua partida suscitou várias manifestações de pesar entre amigos, colegas e pessoas que o conheciam e o tinham muito em conta por seus atributos intelectuais e por sua salutar modéstia.

Que ele seja aconchegado nos braços do nosso Pai Eterno.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Editor do Blog

P.S. Abaixo transcrevo a postagem feita pelo Presidente do Instituto do Ceará - Histórico, Geográfico e Antropológico, no grupo do Instituto, sobre a partida do seu ilustre associado, no dia 29/01/2022:

"Recebemos, consternados, o falecimento de mais um sócio do nosso Instituto do Ceará.

Agora, como Presidente do Instituto, torno público, mais uma vez, as referências que fiz, na ocasião da minha posse e agora, como uma singela homenagem póstuma, ao Professor Elmo de Paula Vasconcelos, que tive a honra de ocupar sua vaga, por ter passado à situação de Sócio Remido.

O Professor Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos foi eleito em 10 de agosto de 2000, sócio efetivo do Instituto do Ceará, tendo tomado posse em 25 de outubro de 2000. Além das inúmeras qualidades pessoais que ornavam a sua personalidade, o nosso pranteado associado era licenciado em História pela antiga Faculdade de Filosofia, tendo concluído o curso em 1967. Ao longo de sua profícua carreira de docente do Ensino Superior, exerceu, mediante concurso público, os cargos de Professor Auxiliar, Adjunto e Titular de História da Universidade Estadual do Ceará.

Participou de dezenas de Bancas Examinadoras, tanto nas seleções de exame vestibular, como naquelas para Docentes da Universidade Federal do Ceará.

Atuou em diferentes Instituições Culturais, Científicas e de Classe, sempre com elevada distinção e louvor, merecendo relevo os seguintes cargos e comissões, pelo excelente desempenho apresentado no exercício dos mesmos: sócio Efetivo do Instituto do Ceará; Presidente da Sociedade Cearense de Geografia e História; Diretor da Associação dos Professores do Ensino Superior; Conselheiro do Patrimônio Histórico do Município de Fortaleza; Chefe do Núcleo de Pesquisa Histórica e Chefe do Departamento de História da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Ao par desta gama de cargos e comissões, o Professor Elmo de Paula Vasconcelos, teve uma produção científica embasada na sua cultura humanística, enriquecida por seus conhecimentos de sociologia, fruto de especialização realizada em 1982, em convênio da Universidade Estadual do Ceará e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Este foi o Professor Raimundo Elmo Vasconcelos que muito honrou o Instituto do Ceará, por mais de vinte e um anos. Que Deus em sua infinita bondade o acolha em seu misericordioso seio e conforte a família enlutada.

Que descanse em paz!

Júlio Lima Verde Campos de Oliveira – Presidente do Instituto do Ceará."


Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog