domingo, 12 de junho de 2022

Anotações literárias do livro Medicina e Literatura de Meraldo Zisman III

Meraldo Zisman (*)

Médico-Psicoterapeuta

* A nouveau roman, o realismo socialista, a ficção científica, auto ajuda  são estilos desenvolvidos para atender a uma demanda passageira.
*As coisas hoje devem ser escritas com simplicidade e, se possível, com certo humor. Sem humor não pode haver criatividade e muito menos leituras.
* Os escritores podem ser criativos ou não, porém têm de saber contar uma história e ter certa disposição de espírito.
* Os comentaristas e críticos literários somam mais páginas contadas sobre uma obra que o número de laudas da obra propriamente dita.
* Fala-se muito sobre um livro, quando melhor seria ter lido a obra em vez de citá-la de oitiva como faz a maioria.
* À medida que a ciência avança mais a necessidade das artes e da literatura se faz necessária.
* A própria razão nos mostra seus limites, pois sem o humanismo, a ética, a moral, a sociologia e as artes de nada valeriam os milagres trazidos pelos avanços humanos.
* Os romances ou livros escritos por médicos têm um valor maior, são confissões dos seus pacientes e de sua própria vida, pois não é dado fugir ao personagem criado.
* Medicina, antes de qualquer coisa, é conhecimento humano. E este está tanto nos livros de patologia e clínica como nas obras dos grandes escritores.
* Quer conhecer as novidades do Mundo, leia os clássicos.

(*) Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Psicoterapeuta. Membro da Sobrames/PE, da União Brasileira de Escritores (UBE), da Academia Brasileira de Escritores Médicos (ABRAMES) e da Academia Recifense de Letras. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog