quinta-feira, 30 de junho de 2022

A VIDA COMO ELA É (Um ensinamento paterno)

Meraldo Zisman (*)

Médico-Psicoterapeuta

Certa vez, conduzi uma senhora para um desses lares geriátricos — os familiares, filhos e filhas — afirmavam-se — sem coragem de enterrar um familiar, em vida…

Gostei do ambiente, das acomodações, das cuidadoras e da capacidade administrativa da senhora da gerencia do estabelecimento.

Após ter/ver acomodada a idosa veio-me a curiosidade de indagar o preço da mensalidade para um ‘hospede’.

Respondeu-me a proprietária:

— Somente aceitamos pensionistas que possuam convenio.

Estranhei a resposta. Todo mundo sabe ser o doente particular mais lucrativo e pagar melhor.

Perguntei-lhe o motivo de tal preferência. A dona replica…

— Quando o idoso é hospedado, no princípio, todos os filhos cotizam-se para pagar em dia e fim de semana fica repleto de familiares. Depois, quanto maior o número de filhos, a coisa vai escasseando. Pigarreou, a título de pausa e num tom de tristeza — confidencia — desabafo prossegue… “Rareiam as promessas de visitas e pontualidade no pagamento é um problema.” Fica no Natal, Ano Novo e ocasionalmente um aniversário.

Permaneço calado, somente escuto. Sem respirar prossegue a senhora:

— O senhor sabe, os fornecedores querem receber, as leis trabalhistas são enormes, os empregados são escassos e cada funcionário é um problema. Somente não vendo esta casa porque o espólio ainda não foi resolvido, o IPTU subindo e quando ameaçou de continuar a ladainha, pedi licença e retirei-me.

Na rua. Domingo. Manhã de sol, como é comum no Recife. Não havia tráfico. Dirigi-me ao automóvel. Olhei a casa e através do vidro do carro, avistei a bela casa senhorial. Seu bem cuidado jardim. Agora *lar dos velhos*. Lembrei-me de meu pai e da seus antigos dizeres judaicos:

— Um pai dá de comer a 10 filhos, 10 filhos não dão de comer a um pai.

É isso aí meu pai, o senhor tem razão. É a vida como ela é…

(*) Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Psicoterapeuta. Membro da Sobrames/PE, da União Brasileira de Escritores (UBE), da Academia Brasileira de Escritores Médicos (ABRAMES) e da Academia Recifense de Letras. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog