terça-feira, 14 de junho de 2022

DEZ ANOS FORMANDO MÉDICO

Por José Lima de Carvalho Rocha (*)

No início da implantação do curso médico da Unichristus, existia a preconizada desconfiança de que "curso de medicina mantido por instituição particular não teria a mesma qualidade que os cursos gerenciados por instituições governamentais." Assim, realizou-se consulta informal a várias entidades representativas dos médicos acerca da aceitação, em Fortaleza, de um curso de medicina mantido pela livre iniciativa. A resposta foi unânime: "se o curso possuir qualidade, será bem aceito".

Iniciamos as atividades em 2006. Desenvolvemos metodologia própria, em que as competências e habilidades do futuro médico são priorizadas. Durante o curso, os alunos são constantemente avaliados. Isso permite que possíveis falhas na formação sejam detectadas e logo corrigidas. O curso foi avaliado em 2019, presencialmente, pelo MEC, obtendo o conceito máximo, 5.

Sabemos que a nossa afirmação de que o curso é excelente necessita de evidências, e o conceito 5 é uma das comprovações. Outra constatação consiste nos resultados obtidos por nossos alunos nas provas para o ingresso na residência médica. Em 2012, entregamos os diplomas para os primeiros alunos. A maioria dos nossos egressos obtém aprovação nas residências no Ceará e em vários outros estados brasileiros.

Embora o conhecimento médico de cada professor seja inquestionável, é necessária constante atualização nas técnicas em educação médica. Professores do Mestrado na Educação em Saúde da Unichristus participam dessas capacitações.

A responsabilidade de um curso médico não está restrita apenas ao aspecto conhecimento, os alunos precisam estudar ética e praticá-la, precisam entender as doenças e o doente, não podem esquecer o paciente enquanto estudam e tratam a doença. Acompanhar o crescimento acadêmico de nossos alunos é nossa obrigação. Aqueles que apresentam dificuldades acadêmicas se transformam em desafio para os nossos educadores. Quando atendem às orientações dos professores, tornam-se excelentes médicos. 

(*) Médico e pedagogo. Reitor do Centro Universitário Christus (UniChristus) e diretor do Colégio Christus.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 13/05/2022. Opinião. p.20.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog