sábado, 11 de junho de 2022

Anotações literárias do livro Medicina e Literatura de Meraldo Zisman I

Meraldo Zisman (*)

Médico-Psicoterapeuta

*Os livros que li na infância e adolescência continuam sendo os meus maiores mestres.
* Da infância guardo mais os desenhos das galinhas de botinhas e dos Zé-Amarelinho… Jeca Tatu, que dos textos do Monteiro Lobato.
* Ao falar em livros não me refiro ao livro como forma física; é o saber, a cultura, a sucessão do conhecimento registrado e acumulado no decorrer da vida em tantas gerações.
* Ao Homem não é dada a possibilidade de ler tudo, assim como no tempo de uma vida não se é capaz de esgotar o que foi ou está sendo escrito.
* Galeno, um dos maiores médicos da era romana,  escreveu a autobiografia com mais de 80 anos, após escrever – dizem – cerca de 500 livros.
* Não sei, ser velho traz alguma vantagem; Sócrates preferiu  a morte por cicuta a ficar velho.
* Pouquíssimos são os escritores abençoados com a capacidade de dizer e escrever as coisas mais límpidas.
* Quando assisto a debates referentes aos perigos do computador e à morte do livro, parecem-me tão pueris como quando associaram a imprensa à derrocada do saber.
* O novo sempre atemoriza as pessoas.

(*) Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Psicoterapeuta. Membro da Sobrames/PE, da União Brasileira de Escritores (UBE), da Academia Brasileira de Escritores Médicos (ABRAMES) e da Academia Recifense de Letras. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog