quarta-feira, 22 de junho de 2022

POSSE DE GERALDO AMÂNCIO NA ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS

Aconteceu na noite de ontem, 21 de junho de 2022, no Palácio da Luz, a solenidade de posse do cantador e trovador Geraldo Amâncio na cadeira 14 da Academia Cearense de Letras (ACL), tida como a primeira do gênero fundada no Brasil, ainda ativa, tendo antecedido, em três anos, à instalação da Academia Brasileira de Letras.

A sessão solene, conduzida pelo Presidente do silogeu, o médico, político e escritor Lúcio Alcãntara, teve como cerimonialista a escritora Regina Fiúza.

É de bom tom ressaltar o clima poético e trovadoresco dominante dos discursos: o de saudação, proferiddo pelo Acad. Juarez Leitão, em nome da ACL, que enalteceu a figura do primeiro homem da cultura popular a ingressar nesse sodalício, e o do novo imortal Geraldo Amâncio, que traçou a trajetória de vida do patrono da sua cadeira, o jornalista e escritor João Brígido e do seu último ocupante, no caso o crítico literário, político e advogado Acad. Ernando Uchoa Lima, cuja vaga Geraldo Amâncio acaba de ocupar.

O evento foi dignificado pela presença de literatos e escritores afeitos ao mundo cultural cearense, com a participação em massa de representantes de entidades literárias e culturais populares, como cordelistas, cantadores e trovadores.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Da Academia Cearense de Medicina e da Sobrames/CE

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog