terça-feira, 21 de junho de 2022

ENSINO LÁ OU CÁ?

Por Tales de Sá Cavalcante (*)

O projeto de lei que retira do ambiente escolar a exclusividade do processo ensino-aprendizagem e permite, no Brasil, a opção por instrução domiciliar ("homeschooling") foi aprovado pela Câmara dos Deputados e aguarda a apreciação do Senado e da Presidência da República.

De 01/01/2019 até aqui, tivemos 6 ministros no MEC. Alta rotatividade em tão pouco tempo traz ineficiência. Não se sabe se a infeliz iniciativa foi do ministro da Educação 01, 02, 03, 04, 05 ou 06. Contra o projeto, surgiu um manifesto de 427 entidades, entre elas a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). A ONG Todos Pela Educação também protestou.

Segundo Freud, "pode-se estar seguro de chegar a resultados insatisfatórios em 3 ofícios: psicanalisar, governar e educar". Mais imperfeições ocorreriam se as aulas fossem dadas por quem não é professor. E, mesmo que mãe e pai dominem os conteúdos programáticos, o jovem frequenta uma instituição educacional não apenas com o objetivo de assimilá-los, mas também para vivenciar boa sociabilização e obter uma formação apoiada nos 4 pilares da educação preconizados pela UNESCO: aprender a conhecer, fazer, ser e conviver.

Há quem diga que o "homeschooling" surgiu como um meio de mães e pais blindarem seus filhos de ideologias transmitidas nas aulas. A ser verdade, cometem um engano. Ao diagnosticar-se alguma falha no processo, devemos corrigi-la sem apenar o aluno.

Concedamos aos aprendizes a possibilidade de deslizar e voar. Afinal, um adolescente tem o direito de ser de direita ou de esquerda, capitalista ou socialista. Mais tarde, ele se definirá. Assim, ele observará as seguintes citações de Lauro de Oliveira Lima:

"Não se deve transformar a mediocridade em valor de vida." e "Em uma perspectiva de Piaget, numa escola não existe a palavra ensinar, o professor vai provocar, estimular o aluno." Por fim, "Tudo está fluindo. O homem está em permanente reconstrução; por isto é livre: liberdade é o direito de transformar-se."

(*) Reitor do FB UNI e Dir. Superintendente da Org. Educ. Farias Brito. Membro da Academia Cearense de Letras.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 2/06/22. Opinião, p.18.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog