domingo, 5 de junho de 2022

MEDICINA, MEU HUMOR!, EM SEGUNDA EDIÇÃO

 

Ao longo da minha vida, juntei, no recôndito da memória, centenas de causos, muitos dos quais participei, como testemunha ocular, servindo-me deles, várias vezes, para incluí-los em livros tendo o humor como temática.

Em 2012, veio a público, sob o título “Medicina, Meu Humor! Contando causos: médicos”, reunindo um pouco mais de sessenta causos, bem hilários e alguns até com certa pitada de picardia, nos quais se contava o “milagre, sem revelar o santo”. Algumas das estórias receberam uma vestimenta literária, advinda da licenciosidade autoral, porém com bastante zelo para não alterar o fato, deixando-o tal como o acontecido.

O título em epígrafe espelhou-se na obra similar “Medicina, meu Amor!”, do médico e escritor Prof. José Murilo Martins, que assinou o prefácio desse livro.

A obra, com apresentação aos cuidados do Prof. José Murilo Martins, digníssimo ex-presidente da Academia Cearense de Letras, foi lançada em abril de 2012, na Célula de Arte e Cultura da Unicred, a atual Sicredi, em uma concorrida noite de autógrafos.

Já faz alguns anos que a primeira edição, com a tiragem original de 1.200 exemplares, esgotou e, apesar das tantas solicitações dos leitores, foi rechaçada a proposta de reimpressão da obra, uma vez que o autor estava engajado na elaboração e produção de outros títulos focados em causos, cobrindo diferentes áreas, e considerava preferível montar uma segunda edição.

Isto posto, no decorrer do ano pretérito, procedeu-se a cuidadosa revisão da primeira edição e se agregou a Parte V da obra, composta de vinte causos inéditos, de recente redação, todos alusivos e transcorridos em nossa escola-máter, na década de 1970, complementadas de novas ilustrações produzidas pelo amigo e tradutor Jesper.

Ademais, a presente publicação passou pela atualização da listagem de livros contendo causos médicos identificada no apêndice, ganhou um anexo, expondo uma seleção de “gaiatices do colega Paulo Ferreira, e foi robustecida pelo prefácio fraterno do Paulo Gurgel.

Nas antologias anuais da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - Regional Ceará (Sobrames/CE) há um naipe de sobramistas “causeurs” que publica “causos”, sobretudo “causos médicos”, comportando citar os sócios Dalgimar Beserra de Menezes, Geraldo Bezerra, José Maria Chaves, José Murilo Martins, Luiz Moura, Paulo Ferreira, Paulo Gurgel e Sebastião Diógenes.

Como a “Terra da Luz” é, também, o “Estado das Academias”, mercê das tantas confrarias que pululam até em pequenos municípios, o Ceará chega a ser um reduto de pessoas que cultivam as letras, incluindo aquelas que escrevem sobre humor e/ou põem humor nos seus escritos (e.g. Juarez Leitão, Pedro Salgueiro e Ruy Lima).

A “Terra do Sol”, em que pese as tantas mazelas que afligem o torrão cearense, é ainda apontada pelo trade turístico local como a “Terra do Humor”, sendo, pois, um território aberto, alumiado por mentes que pensam, que riem e que até fazem chorar.

Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Membro titular da ACM – Cadeira 18

* Publicado In: Jornal do médico digital, 3(23): 29-30, maio de 2022. (Revista Médica Independente do Ceará).

RD25-Maio-2022-app.pdf (jornaldomedico.com.br)


Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog