quarta-feira, 29 de junho de 2022

VEM, ESPÍRITO SANTO, E RENOVA A FACE DA TERRA

Por Pe. Reginaldo Manzotti (*)

Neste mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, celebramos também uma festa importantíssima, Pentecostes. A efusão do Espírito Santo fruto do amor do Pai e do Filho, que é derramado sobre a Igreja primitiva, sobre os Apóstolos e, a cada ano pelo desejo de Nosso Senhor, sobre todos nós que queremos receber esse Espírito Santificador.

O Novo Testamento nos coloca diante de duas narrativas sobre Pentecostes. João faz questão de dizer, sem ter medo de se incluir, que estando os discípulos reunidos com as portas fechadas por medo dos judeus, Jesus Ressuscitado apareceu e sobrou Seu Espírito sobre eles. O Evangelista tem o propósito de nos mostrar que a efusão do Espírito Santo com os dons, sua força e graça é fruto e dom da própria ressurreição do Senhor (cf. João 20,19-23).

Pentecostes é um derramamento do amor de Deus em nós, estabelecendo a eterna aliança de vivermos na graça do Cristo Ressuscitado. O Espírito Santo, que vem a nós para nos ajudar na grande missão "Ide por todo mundo pregai o Evangelho, anunciai a boa nova a toda criatura" (cf. Mc 6,15-20).

Lucas marca profundamente que "quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam reunidos em um mesmo lugar, de repente veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, e começaram a falar em outras línguas, de repente veio um barulho como se fosse uma forte ventania". 

Manifestação de Deus onde estavam Maria e os discípulos clamando o Espírito Santo, para fazer forte o que é fraco. Para tirar o medo dos que estavam com as portas fechadas. Para curar qualquer sentimento de remorso que os Apóstolos estavam sentindo por terem abandonado o Mestre. Eles foram curados no dia de Pentecostes, então o Espírito de Deus cura. As línguas de fogo repousaram sobre a cabeça deles, e eles receberam os dons, carismas e graças e todos ficaram cheios do Espírito Santo.

Precisamos viver iluminados na Sabedoria de Deus. Precisamos da inteligência que vem de Deus. Precisamos do conselho para nos aconselharmos n'Ele.  Da mesma forma, precisamos da fortaleza. A pandemia que vivemos nos tirou a confiança, a persistência, questionamos a Deus e a nossa fé balançou, então necessitamos muito desse dom.  Precisamos do temor a Deus, que como dizem os santos, é o primeiro dom para quem quer progredir. Esse dom que nos afasta do pecado e aumenta em nós o respeito filial e o amor pelo Senhor.

Vem, Espírito Santo, sobre nós!

(*) Fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR).

Fonte: O Povo, de 18/06/2022. Opinião. p.14.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog