quarta-feira, 8 de junho de 2022

POSSE DE SELMA PRATA NA ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS

Ocorreu na noite de ontem, 7 de junho de 2022, no Palácio da Luz, a solenidade de posse da escritora Selma Prata na cadeira 11 da Academia Cearense de Letras (ACL), considerada a primeira do gênero fundada no Brasil, ainda ativa, tendo precedido à instalação da Academia Brasileira de Letras, em três anos.

A sessão solene, conduzida pelo Presidente do sodalício, o médico, político e escritor Lúcio Alcãntara, teve como cerimonialista a escritora Regina Fiúza.

É de bom alvitre realçar o tom de lirismo dos discursos: o de saudação, proferiddo pelo Acad. Carlos Augusto Viana, em nome da ACL, que expressou em versos a sua esmerada fala, e o da nova imortal Selma Prata, que traçou a trajetória de vida do patrono da sua cadeira, o médico, historiador e antropólogo Barão de Studart e do seu último ocupante, no caso o crítico literário, poeta e advogado Acad. Dimas Macedo, cuja vaga Selma Prata acaba de preencher.

O evento foi emoldurado pela presença de literatos e escritores afeitos ao mundo cultural cearense, com a participação de integrantes de academias e de sociedades literárias locais, como a Academia Cearense de Médicos Escritores, a Academia Cearense de Retórica, a Academia Fortalezense de Letras, a Sociedade Amigas do Livro e o Instituto do Ceará.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Da Academia Cearense de Medicina e da Sobrames/CE

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog