sábado, 11 de junho de 2022

Anotações literárias do livro Medicina e Literatura de Meraldo Zisman II

Meraldo Zisman (*)

Médico-Psicoterapeuta

* Quando vejo as crianças de hoje com suas habilidades nos games dos computadores, com a coordenação motora treinada e aguçada, fico pensando se esta não seria outra forma de alfabetização, uma nova maneira de aprendizado para futuras gerações.
* O quis socrático do por quê? É hoje tão atual quanto à época em que foi proferido.
* Os ensinamentos éticos e morais permanecem os mesmos e não mudam ao sabor de princípio, presépio ou palanques, não importa se pré-armados ou arrumados.
* Não seja politicamente correto – escrever sem emoção ou para angariar simpatia da maioria ou tentar ganhar mais leitores.
* Alfabetizei-me na cartilha do tipo Ivo viu a uva, ou coisa semelhante. Dos cadernos de caligrafia, lápis de grafite, pena de molhar na tinta, caneta-tinteiro, mata-borrões, máquina de escrever, editores de textos, e o processo de escrita não mudou nada, pois a anatomia humana permanece a mesma.
* A língua portuguesa é a mais difícil do mundo. Acho-a nem mais fácil, nem mais difícil que quaisquer das outras. Para cada povo as línguas maternas são iguais nas dificuldades, pois enxergamos nela (sendo sua e que você tem obrigação de saber) os enigmas, as belezas e as armadilhas da dificuldade de falar de nós mesmos.
* Quando jovem, busquei ler tudo que me vinha às mãos numa velocidade ansiosa como se com isso conseguisse vencer a batalha contra a imensidão da minha ignorância.
* Passei a ler tão rápido que os personagens não eram pela minha mente, nomeadas e sim reconhecidos pela morfologia gráfica dos nomes.
* Dividido entre a Literatura e a Medicina, somente descansei quando uma boa alma assim me falou: “Não se preocupe, quando você tiver tempo de ler os principais jornais e revistas médicas da sua especialidade não necessitará ler mais nada… dela”.
* Diferente de outras Artes a Literatura começou com a história do Homem.

(*) Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Psicoterapeuta. Membro da Sobrames/PE, da União Brasileira de Escritores (UBE), da Academia Brasileira de Escritores Médicos (ABRAMES) e da Academia Recifense de Letras. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog