segunda-feira, 6 de junho de 2022

EDUCAÇÃO: novos tempos, velhos desafios

Por Cândido B. C. Neto (*)

Juntamente com inflação, combate à fome e corrupção, a educação figura entre as prioridades nacionais indispensáveis para minimizar nossos problemas. Há tempos, os atores envolvidos com a educação brasileira seguem almejando um projeto político assertivo, que desencadeie um movimento capaz de contemplar espaços para atuação de toda a sociedade. Um projeto que respeite a diversidade de concepções e modelos, com vistas a atender à população em sua pluralidade.

Na contramão dessas declarações retrógradas sobre o ensino, temos constatado o efeito multiplicador, em inúmeras instituições pelo País, do que é adotado pelo Ceará. A educação, aqui, é modelo para muitos estados, justamente por estarmos "um passo à frente". Esse fato demonstra que para continuar avançando só é preciso uma decisão política, juntamente com a ação popular "do fazer".

Afirmamos isso por ser o Ceará o estado brasileiro com destaque na educação básica e, hoje, com todos os seus municípios beneficiados com educação superior (nas modalidades presencial e a distância). Além disso, é dotado de extenso capital humano, formado por profissionais qualificados e capazes de atuar nas comunidades onde residem.

O sucesso já alcançado pelo Ceará - e por outros estados que aproveitaram nossa expertise - reforça a necessidade de se fortalecer toda e qualquer parceria que, de fato, venha a beneficiar a enorme massa de brasileiros, sem ou com baixa escolaridade.

Conclamamos a população para entrar nesse mundo fascinante da educação e espraiar-se pelos diversos recantos do País, onde por certo encontrarão, em cada lugar, pessoas dispostas a melhorar a estatística educacional brasileira. 

(*) Professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) Coordenador da Educação Superior na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 28/05/22. Opinião, p.16.

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