sábado, 5 de dezembro de 2020

HOMENAGENS DO INSTITUTO DO CÂNCER DO CEARÁ - 2020

 ANA CRISTINA OLIVEIRA SILVA NOGUEIRA

Ana Cristina Oliveira Silva Nogueira graduou-se em Pedagogia pela Universidade Vale de Acaraú (UVA) e em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Da sua formação pós-graduada constam: as especializações em Psicopedagogia e em Administração de RH, ambas pela UVA; e em Tanatologia - Especialista em Morte, Luto e Suicídio, pelo Centro Sul Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG).

Psicóloga com seis anos de experiência na vivência do luto. Ao longo de sua vida profissional vem se dedicando na busca pelo conhecimento no acolhimento das pessoas enlutadas e no desenvolvimento de projetos que suavizem a dor e a saudade, intensificando assim, o luto humanizado.

Todo seu trabalho está pautado e desenvolvido dentro da empresa SBC, empresa essa idealizada por Alri Nogueira e Ana Cristina em 1999, especializada no atendimento funerário e luto humanizado, que busca sempre o acolhimento das famílias.

A empresa hoje se transformou em um grande grupo do qual fazem parte a Clínica Med Life, Tanatus Clínica e Óticas Ariana, agregando valores as suas competências no plano de assistência familiar.

Dentre todos seus projetos, a SBC Solidária, amplia a cada ano o trabalho nas comunidades, com atendimento médico, prestação de serviços voluntários, doação de alimentos e em especial o cuidado para com as pessoas. Essa é uma de suas maiores conquistas: o trabalho voluntário em prol do próximo, desenvolvendo o lado humano de cada um que faz parte desse projeto.

O seu trabalho agora se estende em toda região metropolitana de Fortaleza e nos municípios de Baturité, Itapipoca, Sobral e Pacajus, atuando também nos estados do Rio Grande do Norte, do Piauí e da Paraíba, ampliando, assim, a cada dia esse propósito de cuidar e tocar a vida de cada pessoa que suas mãos conseguem alcançar.

O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) tem sido um beneficiário muito especial da Dra. Ana Cristina Nogueira que, de forma desprendida e sedimentada na abordagem centrada na pessoa, concorre com substanciais doações em gêneros alimentícios captados por seu ingente esforço de mobilização social.

PAULO SILVA DE OLIVEIRA

Paulo Silva de Oliveira nasceu em Pau dos Ferros-RN em 2 de abril de 1946.

Diplomou-se em Medicina pela Universidade Federal do Ceará em 1973. Em seguida, cumpriu Residência Médica em Cancerologia Cirúrgica do Instituto Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro, no período de 1974 a 1976. Durante a sua Residência Médica, fez o Curso de Especialização de Cirurgia da Cabeça e-Pescoço na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1974.

Completou a sua formação profissional com o Estágio no Serviço de Endoscopia Digestiva do Instituto Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro, cumprindo um Programa científico em tempo integral, referente à Endoscopia Diagnóstica e Terapêutica, no período de fevereiro a agosto de 1992, perfazendo um total de 1.080 horas.

De volta ao Ceará, trabalhou como médico oncologista da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, de junho de 1977 a junho de 1980.

Nas suas atividades profissionais médicas, foi oncologista cirúrgico do Hospital Geral de Fortaleza, de junho de 1980 a setembro de 2018, e Oncologista do Hemoce, de março de 1988 a outubro de 2018.

Admitido médico cirurgião oncológico do Instituto do Câncer do Ceará em 1983, vem exercendo atividade na área de endoscopia digestiva alta e baixa, desde agosto de 1992.

É sócio fundador da Sociedade de Cancerologia do Estado do Rio de Janeiro, fundada em 25 de julho de 1976; membro emérito da Sociedade Brasileira de Cancerologia, de Salvador, desde 28 de junho de 2011; e sócio aspirante da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.

REBECCA BEZERRA DE ALBUQUERQUE MOURÃO

Rebecca Bezerra de Albuquerque Mourão, bacharela em Física pela UFC, fez o II Curso de Iniciação à Física Médica em Radioterapia, em nível de especialização, realizado no Hospital do Câncer de Pernambuco, no período de 24 de julho a 19 de dezembro de 1978, com carga horária de 784 horas. No ano seguinte, foi residente no Departamento de Física Radiológica da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde participou do programa de Dosimetria Clínica, Calibração dos Aparelhos e Aparelhos Especiais, assim como de todas as sessões de seminários ofertadas durante a residência.

No período de janeiro de 2019 a março de 2020, cursou a Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologia em Radio-Oncologia no Hospital Albert Einstein, em São Paulo-SP. Além dos cursos acima citados, tem no seu currículo cursos no INCA, no IRD e na AIEA.

Em 7 de março de 1990 foi aprovada no exame da CNEN de credenciamento para aplicação das Medidas de Proteção Radiológica em Física Medica na Área de Radioterapia, quando recebeu o “Certificado de Qualificação AFRt(Def)0042”, para Supervisão e Aplicação das Medidas de Radioproteção em Área de Física em Radioterapia.

Exerce a função de Física Médica no Instituto do Câncer do Ceará há 41 anos, tendo sido Supervisora de Proteção Radiológica no período de 1º de fevereiro de 1979 a 24 de agosto de 2018.

IVANETE FERREIRA DA COSTA

Ivanete Ferreira da Costa nasceu em Fortaleza em 12 de novembro de 1954. Casada com o contador Francisco Milton da Costa, com quem teve as filhas Fabiana e Juliana, sendo avó afetuosa do Caio e da Manuela. Há mais de quatro décadas mora no Conjunto Ceará, tendo intensa atividade comunitária junto à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em seu bairro. Ingressou no ICC, em fevereiro de 1977, como estagiária atuando, inicialmente, na recepção do Serviço de Radioterapia, passando em 1978 para a função de secretária do Registro de Câncer do Ceará (RCC). Depois do seu estágio, foi oficialmente admitida no ICC em 1º/12/1979.

Com a mudança da figura de Coletador de Dados do RCC, que substituiu a prática de se usarem acadêmicos de medicina, acompanhando a tendência nacional, D. Ivanete passou a trabalhar como Registradora de Câncer. Fez vários cursos de capacitação em Registros de Câncer, com certificados fornecidos pelo INCA, e cursos de registrador chancelados pela Escola de Saúde Pública do Ceará, além de treinamento em SISRHC, participação em congressos e cursos da Associação Brasileira de Registros de Câncer.

É, atualmente, considerada a mais antiga registradora de câncer em atividade do Brasil, tendo trabalhado no Registro de Câncer de Base Populacional de Fortaleza, por quase três décadas, enquanto este foi mantido pelo ICC, e depois no Registro Hospitalar de Câncer do Hospital Juaçaba/ICC.

EDSON CARVALHO VENTURA

Edson Carvalho Ventura é cearense de Fortaleza, cidade em que nasceu há 83 anos. Filho do imigrante português Júlio Ventura, que iniciou a sua vida laboral como caixeiro-viajante e depois se estabeleceu como representante comercial, e de Margarida Carvalho, uma vendedora, filha de João Carvalho, um proprietário de loja de discos.

Casado há 63 anos com a Sra. Ítala Ventura, o casal gerou cinco filhos que lhe renderam sete netos e duas bisnetas.

A família Ventura tem o espírito empreendedor e ousado dos cearenses, combinado com os valores lusitanos herdados do seu patriarca, que enfrentou e superou grandes desafios, desde quando aportou em terras brasileira, até se firmar como negociante em Fortaleza.

A prematura morte do Sr. Júlio Ventura, além da perda do pai, com quem já trabalhava como seu auxiliar direto, Edson viu-se despojado igualmente com o desaparecimento de um amigo, e teve que assumir, muito cedo, as agruras de manter os empreendimentos criados por seu progenitor e de ampliar e diversificar os negócios, para garantir a subsistência familiar.

Na sua diversidade empresarial, o ramo de venda de veículos, que começou com a revenda de carros, hoje soma a representação de oito marcas importantes (GM Fiat, Honda, Renault, Nissan, Kia, Honda Motos, Scania e Ford) e conta com mais de 1.400 funcionários, tornando o Sr. Edson Ventura o maior empresário desse setor automotivo da região Nordeste.

O sucesso empresarial veio a ele a reboque do seu empenho e do tino comercial, e não meramente como obra do acaso, mas Sr. Edson Ventura soube bem aproveitar as oportunidades quando essas apareceram, caindo em suas benfazejas mãos.

Hoje, despois de tantos anos de trabalho árduo e dedicado, o Sr. Edson Ventura permite-se viver na comodidade de quem acompanha as segunda e terceira gerações, com seus filhos e netos, tocando com responsabilidade e profissionalismo o seu legado empresarial.

Modesto por vocação, recebeu com humildade e discrição, em 2019, a Medalha da Abolição, a mais importante comenda estadual, como um evidente reconhecimento público a esse honrado cidadão, cujas atividades repercutem diretamente na economia do Ceará.

Como homem público, é líder empresarial em seu estado natal, e mais do que isso a responsabilidade social marca a vida desse empreendedor que, de modo anônimo e abnegado, sabe compartilhar os frutos materiais do seu sucesso com instituições filantrópicas cearenses, a exemplo do ICC, por meio de doações que em muito concorrem para prestar um atendimento digno e de qualidade à clientela do ICC, notadamente daqueles pacientes mais desprovidos de recursos financeiros.

– x – x – x –

Este também é um momento de render homenagens póstumas a dois “Franciscos” que, com suas presenças, impregnaram as paredes desta casa que é um lenitivo a tantos que nos chegam em busca de alívio ao sofrimento impingido por tão atroz enfermidade.

Um é o Dr. Francisco José Cavalcante da Silva, o engenheiro que diuturnamente monitorava a construção do grande anexo ao lado, edificação que duplicará a área construída do ICC, implementando o atendimento a pacientes do SUS.

O outro é o capitão Francisco Nunes, um voluntário da Casa Vida que, com a sua música, trazia alegria e encantos aos nossos colaboradores e usuários, contribuindo para liberar endorfinas e, por conseguinte, mitigando os incômodos provocados pela doença que portam.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Coordenador do CEP/ICC

Nota: Biografias dos homenageados do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) na solenidade comemorativa dos 76 anos de fundação da entidade ocorrida no Auditório Lúcio Alcântara do ICC, em Fortaleza em 27/11/2020.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog