sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

NATAL, FESTA DE ALEGRIA, DA ESPERANÇA E DA LUZ

Por Pe. Reginaldo Manzotti (*)

Todos os anos a liturgia do Natal faz uma fissura no cronos, no tempo, na nossa história. O ontem se faz hoje e, assim, nós temos a oportunidade de viver o nascimento de Jesus. Não é simplesmente voltar ao passado, é atualizar e viver esse acontecimento, esse mistério que é muito maior que a nossa compreensão.

Neste ano tão sofrido, mais uma vez, Jesus nasce! Deus se desnuda diante de nós para trazer a luz, a esperança e o recomeço.

Pelo lado messiânico, quem é esse Menino? Quem garante que Jesus é o Salvador? Os méritos da Sua Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição. Se fizéssemos uma medalha para mostrar esse significado, teria de um lado a manjedoura e do outro a Cruz. O mesmo Menino que nasceu, não há dúvidas, é o Salvador como os anjos anunciaram: "Hoje nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor!" (Lc 2,11).

Aprendemos grandes lições nesse tempo de pandemia. Tudo é efêmero e o que fica é nosso encontro com Deus. Então, que sentido estamos dando à nossa breve existência? Começamos a ver a vida diferente, um dia de cada vez. E, vamos ser sinceros! A pandemia acendeu um alerta sobre nossas limitações e nossas fragilidades humanas.

O Natal vem nos fazer entender que, sendo humanos, somos divinos. Com a encarnação do Seu Filho Jesus, Deus faz o humano se misturar ao eterno. Uma das lembranças mais lindas que guardo da Terra Santa é da gruta da Natividade. A Basílica é grande, mas a gruta em que Jesus nasceu é tão pequena que temos de entrar meio encurvados. No Natal, o Senhor nos manda ficar de joelhos e deixar cair um pouco da arrogância e da indiferença. Não importa a aparência, a cor da pele, a condição social, somos todos iguais: humanos e divinos.

Este ano a realidade é diferente. Não poderemos abraçar, nosso sorriso será escondido pela máscara, mas podemos dizer às pessoas que estão perto como elas são importantes para nós. Não tenhamos medo de renascer, de voltar à essência da nossa humanidade. Aproveitemos o Natal para tentar recuperar dentro de nós o que temos de melhor e deixemos brilhar em nossas vidas a luz divina do Menino Deus, que vem trazer a verdadeira paz e nos unir no amor.

Abençoado e feliz Natal! 

(*) Fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR).

Fonte: O Povo, de 19/12/2020. Opinião. p.22.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog