quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

A UECE "INVISÍVEL"

Por Vladimir Spinelli Chagas (*)

O título é uma provocação. A Uece é a primeira entre as estaduais no Norte, Nordeste e Centro-Oeste e bem ranqueada no Times Higher Education. Não é pouco.

E no ano em que se completam 30 anos de criação da Fundação de Amparo à Pesquisa (Funcap), é importante ressaltar que a Uece não é apenas voltada, com excelência, para a formação de professores na capital e em seus seis campi do interior. É, também, parceira fundamental no desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação no Ceará e no Brasil.

Basta recordar os esforços na consolidação do seu Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT, cujos resultados vieram amparar um projeto mais ousado ainda, com a criação, em 2009, da Rede dos Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará - Redenit-CE, que conquistou dois prêmios nacionais já na sua implantação.

Em 2006, a Uece foi escolhida, por seus méritos, para coordenar o doutorado em rede da Rede Nordeste de Biotecnologia - Renorbio, com inúmeros avanços na área e resultando em pelo menos sete patentes, somente de seus pesquisadores e o desenvolvimento de empresas de biotecnologia, em que se destacam as experiências com a água de coco em pó, uma das primeiras incentivadas pelo NIT-Uece.

Dois outros projetos de dimensão, o da transgênese na espécie caprina, com o nascimento, em 2008, dos dois primeiros caprinos transgênicos da América Latina e a pesquisa da primeira vacina de origem vegetal, tendo como base o feijão de corda.

Para hoje, o Lais (Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade) completou mais de 100 calibrações em anemômetros, utilizando o túnel de vento da Uece em parceria com a iniciativa privada; o Laboratório de Redes de Computadores de Segurança desenvolve tecnologia para captação de sinais vitais em pacientes internados em UTIs, com apoio de agentes da área de Saúde; pesquisadores depositaram pedido de patente para novo uso de vacina aviária no combate à Covid-19.

É a Uece "invisível" e sua inegável capacidade de contornar dificuldades, de se reinventar e de desenvolver, com qualidade, o papel de indutora do desenvolvimento científico e tecnológico.

(*) Professor da Uece, membro da Academia Cearense de Administração (Acad) e conselheiro do CRA-CE.

Fonte: Publicado In: O Povo, Opinião, de 5/10/20. p.22.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog