sábado, 5 de dezembro de 2020

PLÍNIO CÂMARA: ares renovados na Academia Cearense de Medicina

 


Plínio José da Silva Câmara nasceu em Fortaleza, em 30/03/1955, filho de José Bonifácio Paiva Câmara e Terezinha Silva Câmara.

Ingressou, no Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1974, diplomando-se médico em dezembro de 1979. Quando universitário, foi estagiário da Casa de Saúde São Raimundo, hospital que lhe possibilitou a salutar convivência com notáveis e experientes clínicos de Fortaleza.

Cumpriu Residência Médica de Clínica Médica do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da UFC, nos anos de 1980 e 1981, oportunidade de que se valeu do aprendizado propiciado por seus excelentes preceptores, especialmente dos professores Paulo Marcelo Martins Rodrigues e Célio Brasil Girão. Da sua formação clínica, habilitou-se como formidável internista, mas escolheu abraçar a especialidade de Pneumologia.

De 1985 a 1987, Dr. Plínio Câmara realizou, em Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Mestrado em Ciências Pneumológicas, concluindo-o com a defesa da dissertação intitulada “Tabagismo e leucograma”, conduzida sob a orientação do Prof. Dr. Mario Rigatto.

Completou a sua formação profissional, em 1992, com estágios de aperfeiçoamento em Radiologia Torácica, na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, e em Broncoscopia, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, passando-se então a lidar com importantes campos de atuação da sua especialidade médica.

Admitido por concurso público, ocorrido em 1982, ele assumiu a cargo de médico da Secretaria da Saúde do Estado, sendo lotado no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), no qual trabalha exercendo diversas funções: assistência aos pacientes, realização de provas funcionais respiratórias e broncoscopia e preceptoria de médicos residentes e internos de Medicina. Ele foi, por mais de trinta anos, um diligente médico do HUWC, tendo inclusive chefiado o Serviço de Pneumologia, do qual encontra-se hoje aposentado.

Por sua dedicação e competência ao longo de quase quatro décadas de atuação, Plínio Câmara foi homenageado pela direção do HGCC, diante da aclamação dos colegas do corpo clínico, ao nomear o setor de Pneumologia desse hospital de Unidade Doutor Plínio Câmara.

Ao lado da sua atividade no serviço público, o Dr. Plínio Câmara mantém um concorrido consultório para atendimento de uma expressiva demanda privada, mercê do reconhecimento dos seus pares que o têm como uma das principais referências da Pneumologia no Ceará.

Em 22/11/2019, foi empossado na Academia Cearense de Medicina (ACM) como ocupante da cadeira 54, patroneada pelo Dr. Francisco Aluísio Pinheiro, anteriormente ocupada pelo Ac. José Ronaldo Mont’Alverne, sendo saudado pelo Ac. José Eduilton Girão.

Ac. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Titular da cadeira 18 da ACM

* Publicado In: Revista Jornal do médico, 17(123): 6, outubro de 2020. (Revista Médica Independente do Ceará).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog