domingo, 6 de dezembro de 2020

PAULO REIS: reforço da Urologia na Academia Cearense de Medicina

 


Paulo Henrique de Moura Reis nasceu em Oeiras-PI, em 24/04/1957, filho de Joaquim Madeira Reis e Maria Laís de Moura Reis

Paulo Reis ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1976, diplomando-se em março de 1982.

Cumpriu, no Hospital Geral de Fortaleza, Residência Médica (RM) em Cirurgia Geral, e em Urologia, obtendo os Títulos de Especialista nessas especialidades em Cirurgia Geral e em Urologia. Completou a sua formação pós-graduada na Universidade de São Paulo, com a especialização em Sexualidade Humana.

Logo após a conclusão da primeira RM, engajou-se, temporariamente, no serviço militar, sendo Segundo Tenente da Reserva do Exército Brasileiro de 2ª classe do quadro de médicos.

Dentre as suas atividades profissionais, foi médico da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, do Ministério da Saúde e da Universidade Federal do Ceará, lotado no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da UFC. Nesses cargos exerceu as funções de Chefe da Clínica Cirúrgica da Coordenadoria dos Pacientes Externos do Hospital Geral de Maracanaú e Chefe de Equipe do Serviço de Emergência do HUWC.

Paulo Reis atuou no ensino médico como professor convidado da disciplina de Urologia do Curso de Medicina da UFC e preceptor da RM em Urologia do HUWC.

Em relação à sua participação em entidades associativas, foi membro da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Urologia-Ceará; presidente da Comissão de Ética e Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Urologia-Ceará; primeiro Superintendente fundador da Cooperativa de Urologistas do Estado do Ceará; e coordenador da Câmara Técnica de Urologia do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará.

Da sua produção científica, consta as publicações de três capítulos de livros e dois artigos; apresentou cinco trabalhos nos Congressos Brasileiros de Urologia. Publicou quatro artigos de opinião, sendo três no Jornal da SBU-CE e um no jornal O Povo.

Como reconhecimento dos seus méritos profissionais e de cidadão foi alvo de algumas homenagens institucionais.

Em 22/11/2019, foi empossado na Academia Cearense de Medicina (ACM) como ocupante da cadeira 58, patroneada pelo Dr. José Alves Fernandes, anteriormente ocupada pelo Ac. Maurício Cabral Benevides, sendo saudado pelo Ac. José Eduilton Girão.

Ac. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Titular da cadeira 18 da ACM

* Publicado In: Revista Jornal do médico, 17(123): 7, outubro de 2020. (Revista Médica Independente do Ceará).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog