sábado, 26 de dezembro de 2020

SEXTA SESSÃO REMÊMORA DA ACADEMIA CEARENSE DE MEDICINA

 

A Diretoria da Academia Cearense de Medicina (ACM), em sua reunião ordinária de agosto de 2014, aprovou a proposta do seu presidente Ac. Vladimir Távora de se fazer anualmente a Sessão Remêmora, uma solenidade única para se render homenagens póstumas aos acadêmicos falecidos no ano em curso e comemorativas de centenários de nascimento dos seus acadêmicos.

Isto posto, cumprindo a tradição, a ACM realizou na tarde de 4 de dezembro de 2019, no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), a sua quinta Sessão Remêmora, quando foram prestadas homenagens a quatro confrades, sendo dois por centenários natalícios e dois outros por perdas sofridas em seu quadro associativo.

Em 2019, se vivos fossem, estar-se-ia celebrando o centenário os acadêmicos Haroldo Gondim Juaçaba e Heládio Feitosa de Castro, os quais foram reverenciados por Ac. Marcelo Gurgel Carlos Silva e Ac. Elias Geovani Boutala Salomão, respectivamente. Por coincidência, ambos homenageados viveram 90 anos e suas datas de nascimento e de falecimento foram muito próximas: Heládio Feitosa nasceu em Tauá-CE em 8/04/1919 e faleceu em Fortaleza em 17/06/2009, enquanto Haroldo Juaçaba veio ao mundo em Fortaleza em 31/03/1919 e da capital cearense partiu 1º/06/2009.

Os dois foram professores desde a 1ª turma da Faculdade de Medicina do Ceará e, após a institucionalização da UFC, seguiram no corpo docente da novel universidade, tendo Heládio Feitosa se dedicado ao ensino da área da Clínica e Haroldo Juaçaba ao da Cirurgia.

Em 18/01/2019, logo no começo do ano, a ACM sentiu-se duramente desfalcada com o desparecimento terreno do Ac. Raimundo Hélio Cirino Bessa, falecido aos 89 anos de idade, e três meses depois, quando ainda se estava muito ressentida por essa perda, viu-se diante do falecimento súbito, aos 72 anos, do Ac. Sérgio Gomes de Matos, na manhã de 24/04/2019.

Para relembrar o primeiro, o Ac. Hélio Bessa, coube ao Ac. Ricardo Pereira Silva traçar o perfil daquele que fora seu colega de especialidade, a cardiologia, e com quem compartilhara funções docentes no Departamento de Medicina Clínica da UFC; para reavivar as recordações do segundo companheiro, competiu ao Ac. João Evangelista Bezerra Filho, um grande amigo de extinto colega, discorrer sobre a trajetória de vida do médico intensivista e pneumologista Ac. Sérgio Gomes de Matos.

Hélio Bessa e Sérgio Gomes de Matos eram confrades muito presentes e atuantes na ACM, sendo eles pessoas queridas e alvo da estima de seus colegas e detentores de créditos profissionais pelo tanto que dignificaram a Medicina do Ceará.

Prof. Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Da Academia Cearense de Medicina – Cad. 18

*Publicado In: Jornal do médico digital, 1(8): 54-56, dezembro de 2020. (Revista Médica Independente do Ceará).


Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog