domingo, 27 de dezembro de 2020

SÉTIMA SESSÃO REMÊMORA DA ACADEMIA CEARENSE DE MEDICINA

         

        Como acontece desde 2014, a Academia Cearense de Medicina (ACM) realiza, na primeira quarta-feira de dezembro de cada ano, a Sessão Remêmora do sodalício quando se prestam homenagens aos acadêmicos que se tornariam centenários, caso seguissem vivos, e aos confrades que pereceram no ano em curso.

Essa solenidade sempre tinha lugar no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará; no entanto, em função da vigência da pandemia por Covid-10, que impõe restrição à feitura de solenidades presenciais, a Diretoria da ACM determinou que a sétima Sessão Remêmora do silogeu seria conduzida de forma virtual em 2 de dezembro de 2020.

O evento em tela foi coordenado pela confreira Aca. Ana Margarida Arruda Rosemberg, utilizando a Plataforma Zoom, que abriu a sala às 18h30 e assumiu as funções de gerenciar o acesso dos participantes e de ser mestre de cerimônias, ao tempo em que projetava os audiovisuais e liberava as falas dos expositores.

As saudações (in memoriam) aos acadêmicos centenários Edilson Gurgel Santos, José Carlos da Costa Ribeiro, José Edísio da Silva Tavares e Luís Braga França Ferreira foram proferidas, respectivamente, pelos seguintes acadêmicos: Aca. Maria Zélia Petrola Bezerra, Ac. Marcelo Gurgel Carlos da Silva, Ac. Vladimir Távora Fontoura Cruz e Ac. Fernando Pombo.

As homenagens (in memoriam) aos confrades Gilmário Mourão Teixeira, José Vieira de Magalhães e Thomaz de Araújo Corrêa, falecidos em 2020, ficaram sob a responsabilidade dos colegas: Aca. Ana Margarida Arruda Rosemberg, Ac. George Magalhães de Oliveira e Ac. João Martins de Sousa Torres, na mesma ordem.

A sessão solene em apreço, com duração de aproximadamente duas horas, foi acompanhada por mais de sessenta acessos de pessoas especialmente interessadas, como os familiares dos homenageados e muitos confrades e confreiras, todas inseridas em uma atmosfera prenhe de lembranças e de afetos.

Após as exposições dos panegíricos, foi concedido espaço para manifestação de agradecimento dos familiares dos homenageados e vários aproveitaram a oportunidade para se irmanarem nas recordações devotadas aos seus entes queridos que não mais convivem conosco.

A gravação integral da solenidade foi segmentada nos seus diferentes pronunciamentos, os quais foram postados no Blog da ACM (http://academiacearensedemedicina.blogspot.com/) e continuam disponíveis aos que desejam assistir ou rever a recente Sessão Remêmora, ou acessando diretamente In: http://academiacearensedemedicina.blogspot.com/2020/12/sessao-rememora-online-da-academia.html.

Prof. Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Da Academia Cearense de Medicina – Cad. 18

*Publicado In: Jornal do médico digital, 1(8): 58-60, dezembro de 2020. (Revista Médica Independente do Ceará).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog