segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

É HORA DE PARTIR

Por Germano Gurgel Carlos da Silva

Engenheiro químico da Petrobras

Prezados amigos:

O tempo passou célere, ainda mantenho vívido na memória o dia 11 de fevereiro de 1980, quando adentrei as instalações da NITROFERTIL (posteriormente, teve modificada sua razão social para FAFEN-BA), unidade fabril da Petrobras ubicada no Polo Petroquímico de Camaçari.

Nessa ocasião, era recém-formado em Engenharia Química, estava com 22 anos – no início da vida adulta. A admissão empregatícia no Sistema Petrobras coroava um sonho que começara aos 14 anos, quando decidira pela minha futura profissão, sendo viabilizado em Janeiro de 1979, quando estava em fase final da graduação em Engenharia Química na UFC, tendo sido aprovado em concurso do CENPEQ (Curso de Engenharia de Processamento Petroquímico), peguei o matulão e a arataca, embarquei no primeiro "pau-de-arara", rumo a Salvador, pois a Bahia centenária esperava este cabeça-chata que ousava um lugar ao sol. Concluí o CENPEQ em concomitância com a Eng. Química na UFBA. Pois bem, combati o bom combate, aceitei desafios, desenvolvi minhas potencialidades, cultivei boas amizades e constituí família que alicerçou meu desenvolvimento profissional. Parodiando o grande compositor mineiro, Milton Nascimento, assevero aos amigos que lá deixei, que os trago guardados no lado esquerdo do peito, dentro do coração, um preito de infinita saudade.

Minha vida laboral teve 2 fases distintas: a Baiana e a Cearense.

Permaneci na FAFEN-BA, por período de 22 anos e 6 meses. Nesta tive a oportunidade de assumir diversas funções e tarefas, passando pelos Setores de Otimização, Coordenação de Turno (3 vezes), Setor de Movimentação no Terminal Marítimo de Aratu, Setor de Ureia e Setor de Amônia. Nesta estada profícua na FAFEN-BA, julgaram-me merecedor para assunção de funções de confiança, exercendo-as por aproximadamente 12 anos. Também participei do Grupo que coordenou o REVAMP, ocorrido no ano de 2.000, nas Unidades de Amônia e Ureia.

Exerci a presidência da CIPA na gestão 1999/2000, adicionalmente participamos como instrutor em vários Cursos de Formação de Operadores.

Atendendo a pleito pessoal, em agosto de 2002, efetivou-se a minha transferência para a LUBNOR, no Ceará, retornando assim para a terra natal. Na LUBNOR, inseri-me inicialmente na Gerência de Otimização, atuando como Eng.° de Processamento, posteriormente assumi a função de Gerente deste órgão. Na sequência, exerci a função de Gerente da Produção e depois Gerente de SMS (até 31/08 do ano corrente). Resumindo, fiquei na LUBNOR por 18 anos e 4 meses, sendo em função de confiança por 12 anos e 3 meses.

No próximo dia 7 de dezembro (Dia do Tora, Tora, Tora), estarei me despedindo de uma longa, frutuosa e quase sempre harmoniosa ligação laboral e, porque não dizer, afetiva relação com inúmeros colaboradores da nossa Petrobras. Foram 40 anos, 9 meses e 26 dias de convivência ou 14.912 dias de contrato de trabalho! Ressaltamos que a Petrobras foi a única empresa com que mantive relação trabalhista, caracterizando quase um casamento monogâmico (rsrs), sendo aquinhoado com a conquista e o respeito de grandes amigos.
Por conta de uma sólida formação familiar, onde o trabalho, a ética, a honestidade e o aprendizado constituíam pilares para toda a vida. Tais valores foram e são chancelados pela nossa empresa, que nos franqueou a participação em inúmeros treinamentos, seminários, estágios e visitas técnicas, facilitando a nossa caminhada nestas 4 décadas de muita dedicação, veemência, entrega e companheirismo.

Humildemente, procurei trabalhar sempre em sinergia com os nossos colaboradores e parceiros, valorizando os esforços e resultados. Posso dizer que nunca “briguei com o despertador” e no final de cada jornada perpassava se o que realizara, agregara conhecimento e valor pessoal, coletivo e para a Companhia. Cremos que a missão foi cumprida.

E o futuro, o que nos aguarda? Obviamente, há uma margem de incerteza, mas temos apenas uma convicção: a de que não podemos parar! A vida flui inexoravelmente, pretendemos retornar aos estudos e leituras. Sempre fomos apaixonado por grandes obras da Literatura e pelas disciplinas História, Geografia e Geopolítica. Quem sabe, reviver o aprendizado do idioma de Shakespeare. Quando a pandemia arrefecer, pretendemos percorrer caminhos e veredas do nosso vasto mundo (aguarde, mano Luciano). E, sobretudo, interagir mais com meus filhos e a família, curtir o 1.º neto que a minha querida filha Marta aguarda e faço votos que meu filho Tiago não demore para dar início à sua prole.

É com enorme gratidão, o coração transbordando de emoção e inolvidável recordação que me despeço de cada um de vocês. Sejam pelas oportunidades, ensinamentos, companheirismo e conquistas. Almejando que prossigam nessa caminhada venturosa. Estarei sempre ansiando pelos reencontros.

Terei o máximo prazer em manter o "cordão umbilical" com vocês, através dos meus contatos telefônicos já conhecidos e do e-mail: gmmtcgb@hotmail.com

Estarei ao dispor de vocês!

NOT GOODBYE, SO LONG (Frase receptiva no Aeroporto de Salvador)

Nota do Blog: O nosso irmão Germano, depois de mais quatro décadas de trabalho na Petrobras, exercidas com dedicação e competência, está saindo do quadro funcional efetivo dessa companhia para gozar uma merecida aposentadoria, já adquirida há vários anos, mas por afeição e reposnsabilidade relutava em aceitar esse desligamento laboral a que tinha direito.

Que ele seja aquinhoado com novos e ousados desafios vivenciais nos anos vindouros.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Editor do Blog

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog