sábado, 12 de junho de 2021

O INIMIGO A SER COMBATIDO É OUTRO

Por Laura Jucá (*)

Qual será a sua missão hoje no enfrentamento à pandemia de Covid-19? Para algumas pessoas, será ficar em casa e cumprir as medidas preventivas. Para outros, será sair de casa para cuidar dos que já adoeceram, manter a segurança pública ou fazer a vigilância sanitária e urbana. Todas essas ações se complementam no combate à Covid-19. Cada esforço dedicado à prevenção importa.

Após um ano de pandemia, verifica-se a exaustão. Todos estão imersos em dificuldades diversas, mas a vocação em cuidar do outro renova o ânimo dos que estão na linha de frente. A urgência do momento nos convoca a unirmos cada vez mais esforços para melhores resultados.

Na Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), temos o desafio diário de orientar o cumprimento das medidas sanitárias e inibir condutas que potencializam os riscos de contágio e aumentam a velocidade de contaminação.

Cada agente de fiscalização é, antes de tudo, um educador, dedicando-se sempre ao diálogo, utilizando por último o recurso da autuação.

Neste ano, de janeiro a março, foram realizadas 3.634 fiscalizações no protocolo de prevenção à Covid-19. Mais de 80% das ações foram em caráter educativo.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, fiscais municipais já distribuíram cerca de 200 mil máscaras de tecido à população.

As ações da Agefis, em parceria com agentes de segurança, são realizadas para proteger a saúde e a vida de todos. No entanto, ainda nos deparamos com festas, uso de paredões de som em vias públicas, aglomerações, muita resistência e incompreensão.

É preciso ter em mente que o nosso inimigo é o coronavírus. As medidas de isolamento são duras, porém necessárias.

Apelamos para a compreensão, a colaboração e o compromisso de todos. O isolamento social, o uso da máscara e a higienização das mãos são as nossas principais estratégias, aliadas à vacina, para vencermos a Covid-19.

A população também pode ajudar na fiscalização, denunciando casos de desrespeito aos decretos municipal e estadual por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza, do site denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e do telefone 156.

(*) Dirigente da AGFIS.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 9/4/21. Opinião, p.20.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog